Projeto X Ação: Qual a diferença?


Artigo
Segundo o Estatuto dos Rotaract Clubs, os objetivos deste programa de Rotary Internacional, resumidamente, são:

  1. Desenvolver liderança e perícia profissional;
  2. Difundir o respeito e promover padrões de ética;
  3. Prover oportunidades para que os jovens possam dar atenção às necessidades e aos assuntos de interesse de sua comunidade;
  4. Prover colaboração com os Rotary Clubs;
  5. Motivar os jovens para possível filiação ao Rotary.

Indo além, ele define que os clubs de Rotaract precisam desenvolver dois grandes projetos anuais (pelo menos dois):

  • Um voltado para servir a comunidade
  • Outro voltado para fomentar a compreensão internacional

Mas afinal de contas, o que é um PROJETO? É o mesmo que ação? Para que caminho estamos seguindo? Para onde devemos ir? Este post visa ajudar aos clubs, incluindo o Aliança Lapa, a preparar Projetos efetivos e eficazes que possam ter corpo para mudar realidades e conquistar prêmios dentro e fora do Distrito.

Podemos começar esta discussão consultando qualquer dicionário! Lá eles definem de forma clara e objetiva cada uma das palavras. A primeira (projeto) é algo planejado, que deve seguir um plano estabelecido, agrega diferentes e várias partes, culmina em….. ações! Já a ação é aquilo que acontece em um certo lugar, em uma certa hora, ou seja, algo pontual.

Uma das maiores mudanças que realizamos no Aliança Lapa foi deixar de realizar um grande número de ações (pontuais que só trazem benefícios momentâneos), para realizar poucos PROJETOS. Projetos estes contínuos, de longo prazo e que efetivamente colaboram para a mudança de realidade e desenvolvimento dos envolvidos promovendo assim a mudança de realidade dos mesmos.

Na página de downloads dos Rotaracts do Distrito 4610 temos dois documentos muito importantes para nos ajudarem a realizar projetos. O primeiro é o “Guia para desenvolvimento de Projetos“. Lá ele explica o que é um, como funciona, quais as suas características e principais objetivos. Nele podemos comprovar novamente a diferença entre uma ação e um projeto. O segundo são as “Ferramentas para identificar as necessidades da Comunidade” que nos ajuda a identificar necessidades, definir metas e desenvolver um projeto de mudanças.

Não estamos aqui dizendo que é ruim desenvolver ações. Elas são importantes e fundamentais para continuarmos a crescer e aumentar o leque de beneficiários das ações de Rotaract. O que defendemos é que desenvolvendo projetos grandes (compostos por diversas ações) podemos realmente mudar a realidade de pessoas e propiciar que estas possam, no futuro, propagar esta corrente de mudanças. Para se inspirar, veja aqui a lista dos “Cem projetos rotários exemplares“.

Pedro Prochno é Vice-presidente do Aliança Lapa 10-11

About these ads
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Pedro Prochno, Projetos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Projeto X Ação: Qual a diferença?

  1. Fernando disse:

    Parabéns pela postagem companheiros, o assunto é pertinente e o texto realmente ficou muito bom, sinto que falta aos clubs, ao menos aqui no 4630, um pouco de discussões mais filosóficas sobre o que é a família rotária, qual nosso papel na mudança p/ uma realidade melhor… a velha questão de sair do puro assistêncialismo e entrar no desenvolvimento comunitário e afins.

    • Pedro Prochno disse:

      Fernando, é justamente este o paradigma que tentamos quebrar aqui!

      Não precisamos (e isso não significa que não é importante) partir para discussões filosóficas, mas simplesmente nos preparar e trabalhar para efetivamente mudar realidades. Isto vira um grande ciclo!

      Bom ver pessoal de outros distritos por aqui!

      Apraços

      Pedro Prochno
      @prochno
      http://www.blogrelacoes.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s