Aliança Lapa e Rotex São Paulo fazem parceria inédita


O Rotaract Club de São Paulo Aliança Lapa e o Rotex São Paulo realizaram no dia 11/12 uma parceria inédita em prol de uma causa comum!

O Rotex São Paulo é um grupo formado por ex-intercambistas do Rotary Internacional e que desenvolvem atividades para os inbounds (intrcambistas de fora do país que vivem no Brasil por 1 ano) para auxiliar em sua integração e aprendizado da língua. Prestam também apoio aos outbounds (brasileiros que vão para fora) para que se adaptem em seus novos “países” e para que aproveitem ao máximo o seu intercâmbio.

Este ano, o Rotex e o Rotaract se juntaram para organizar uma festa de natal ao Abrigo Reviver, onde desenvolvemos diversas atividades para auxiliá-los. Os intercambistas e o Distrito 4610 (o Rotex engloba os distritos 4610, 4430 e 4590) ajudaram a comprar os ingredientes para prepararmos uma grande ceia de natal para as crianças e jovens do Abrigo. À tarde servimos um delicioso bolo de brigadeiro e entregamos um kit de doces.

No sábado, além do Aliança Lapa estavam presentes no Reviver para a ceia, Daniel Mortati, presidente do Rotex São Paulo (10-11), 5 inbounds e 3 rebounds (brasileiros que já concluíram o intercâmbio).

Durante o dia que passamos no abrigo, além da ceia, as crianças e jovens puderam conversar com os intercambistas e conhecer pessoas de países diferentes. Muitos deles já tem um bom português, o que facilita a comunicação. Desenvolvemos também uma caça ao tesouro onde o “prêmio” foram diversos DVDs infantis de filmes e histórias que começaram a compor uma futura DVDteca para a instituição. Um dos DVDs foi estreado no mesmo instante que as crianças localizaram o “tesouro”, elevando assim a imaginação.

Árvore de material reciclado

O ponto alto do dia foi a montagem de uma árvore de natal reciclada. As crianças ajudaram a pintar tubos de papel higiênico com guache, cortar papel crepon, colar garrafas PET, fazer origami, dobrar revistas fornecidas pela Editora Abril (os exemplares que sobraram foram doados para a biblioteca do abrigo) e a montar tudo isto. O resultado você pode ver na imagem abaixo.

Rotaractianos, Rotex, Intercambistas e crianças do Reviver com a "árvore de Natal reciclada"

Esta parceria inédita, onde jovens de dois programas distintos de Rotary se juntam para desenvolver atividade em uma instituição, abre prescedente para uma interação cada vez mais próxima entre os dois grupos. O Rotex São Paulo conta com jovens que estão, muitas vezes, em seu primeiro contato com Rotary, e o Rotaract pode, após estes integrarem o Rotex, promover a sua continuidade na família rotária.

Eu sou um exemplo disto. Fiz intercâmbio, voltei, integrei o Rotex, onde fui diretor de outbounds e presidente (hoje membro do conselho de ex-presidentes), e hoje estou no Aliança Lapa.

Esperamos que esta parceria possa perdurar por muito tempo. Trazer os intercambistas para auxiliarem em um trabalho destes é benéfico para todos, além de poder propiciar novos integrantes para o Rotaract. Para ver todas as fotos deste dia, acesse o nosso Picasa.

Estamos arrecadando os presentes para as crianças e jovens do Abrigo Reviver no Shopping Bourbon pela campanha Natal Solidário, a qual encerra-se no dia 21.12. Os presentes serão entregues no dia de Natal (25/12) pelos membros do Aliança Lapa.

Rotaract Club Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Abrigo Reviver, Aliança Lapa, Pedro Prochno, Projetos, Rotary, Rotex e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s