Gabriela Sayão fala sobre seu intercâmbio


Considerado um dos melhores programas de intercâmbio do mundo, o Programa de Intercâmbio de Jovens teve sua origem brasileira em Belo Horizonte, iniciado pelo médico e professor Ruy Pimenta Filho há 37 anos. O primeiro intercâmbio dentro da história rotária foi organizado em 1929 pelo Rotary Club de Copenhagen, capital da Dinamarca, com participantes europeus. Em 1972, o Rotary International resolveu sugerir e encorajar todos os Rotary Clubs do mundo a patrocinar o Intercâmbio de Jovens do Rotary como importante atividade internacional. Atualmente, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de, aproximadamente, 9000 jovens todos os anos.

O Intercâmbio de Jovens do Rotary está aberto a pessoas de 15 a 25 anos de idade de todo o mundo, em programas de curta ou longa duração. O intercambista deverá representar seu país de origem e estar aberto a novas experiências e diferenças culturais. Para maiores informações acesse http://www.rotary.org

 

A companheira do Rotaract Club Aliança Lapa, Gabriela Sayão, realizou o intercâmbio de curta duração à Pensilvânia pelo Rotary Club Mooca e conta sua experiência:

No mês de junho de 2011 eu fiz um intercâmbio de curta duração através do Rotary. No dia 18/06/2011 a intercambista Morgan dos Estados Unidos veio ficar por um mês na minha casa. Ela foi a minha host sister também, pois fiquei um mês na casa dela. Durante a estadia dela em minha casa nos divertimos muito e eu realmente me conectei com ela, tratando-a como minha irmã. Nós ficamos muito próximas e eu sinto muito falta dela, afinal agora eu não tenho mais com quem conversar antes de dormir. Antes de dormir era o momento que mais nos conhecíamos.

 

 

 

 

 

Quando chegou a hora de partirmos para os Estados Unidos, ela já não queria mais ir embora, ela queria ficar aqui no Brasil. Então no dia 15/07/2011 partimos para a terra do Tio Sam.  A experiência que tive foi acima de tudo inesquecível.

Eu fui muito bem recebida, e apesar de os americanos não serem tão calorosos como brasileiros, ao final da viagem eu nunca me senti tão bem vinda quanto no meu último dia, no qual alguns amigos vieram em casa e nós acendemos a fogueira e comemos s’mores. Ah, s’mores é simplesmente a coisa mais gostosa do mundo. A primeira vez em que comi me disseram que aquilo iria mudar a minha vida, e sim mudou, eu faria qualquer coisa por um s’mores. S’mores é um doce de acampamento que é feito com marshmellow, chocolate e bolacha. Simplesmente calórico e delicioso.

 

 

 

 

 

 

 

Enfim, eu tive em contato com uma cultura que apesar de parecer não muito diferente da brasileira, é bem diferente sim. Nós temos muito contato com a cultura americana, mas não pensem que é igual por lá. Eu aprendi muito com essa viagem, mas eu sei que tenho muito o que aprender ainda. Mas de uma coisa eu tenho certeza: esses dois meses que eu passei foram sem dúvida os melhores meses da minha vida”. Gabriela

Maturidade, independência e adaptabilidade são apontados como benefícios do intercâmbio cultural. A experiência de viver em outro país proporciona ao jovem conhecer hábitos diferentes, observar aspectos da vida e cultura do país hospedeiro, abrindo uma nova perspectiva e com isso o intercambista aprende a enfrentar desafios e crescer, como pessoa e profissional.

Além disso, o jovem conviverá com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa vontade e o entendimento entre as nações, um dos princípios do Rotary Club.

E você, já fez ou pretende fazer intercâmbio? Aproveite nosso espaço para comentar!

 Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Projetos, Rotary e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

