Rotaract Clubs do Distrito 4610 comemoram o sucesso do ENPARC 2011


O Encontro Paulista de Rotaracts ClubENPARC, maior encontro regional de Rotaractianos do Brasil realizado anualmente, reuniu os clubes de Rotaract do Estado de São Paulo.

Em 2011 o evento chegou à sua 22ª edição sendo sediado, desta vez, pelo Distrito 4610 como um todo, e não por apenas um clube do Distrito como normalmente acontece. Este é o principal diferencial do evento deste ano que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de Setembro no Hotel Del Verde em Itapecerica da Serra.

 

 

 

 

 

O foco do evento foi propiciar companheirismo entre os rotaractianos, interactianos, rotarianos e demais interessados em conhecer ainda mais sobre a família rotária. Diante disto a programação do ENPARC trouxe atividades focadas no desenvolvimento deste companheirismo, focando na interação entre pessoas de diferentes regiões e, principalmente, entre clubes com o tema “Os 7 Pecados da Capital”, já divulgado aqui no blog! Da “capital” pois é no Distrito 4610 que a cidade mais importante do Estado está localizada, é nela que acontecem inúmeras coisas todos os dias, e é nela onde muitos pecados tomam forma.

O presidente do Rotaract Club SP Aliança Lapa, Pedro Prochno, foi o vice-presidente deste evento e segundo ele “a qualidade das atrações e da infraestrutura estiveram atrelados à temática do evento.  Tivemos uma performance de dança na festa de abertura, troféus ligados à temática, a micareta foi com uma super banda e sistema de som de  primeira.” 

 

 

 

 

 

A comunicação foi o principal diferencial. Houve a criação de um canal no youtube com vídeos tutoriais sobre pagamento, depoimento de pessoas que já foram ao ENPARC várias vezes, recado dos RDRs e convite da apresentadora do concurso de talentos. A equipe de comunicação encaminhava e-mails focados e segmentados aos inscritos e aos confirmados, e-mails periódicos com informações, dicas e avisos importantes. Além disso, foi criada uma fanPage no Facebook e twitter divulgando informações do site, além do blog que contava com as principais informações para o evento e tudo aquilo que os participantes precisavam atentar-se. 

O ENPARC contou com 225 pessoas, sendo 222 rotaractianos dos 11 Distritos do estado de São Paulo e 03 rotarianos. Recebemos ainda pessoas de Vitória, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo nossa RDR Cibele Silva, “o evento foi bem organizado, as pessoas curtiram muito e também puderam desfrutar de um fim de semana agradável e cheio de atividades. Agradecemos a todos que fizeram deste ENPARC um sucesso absoluto.”

A seguir o relato dos cinco companheiros do Aliança Lapa que participaram do ENPARC “Os 7 Pecados da Capital”:

 

Meu primeiro ENPARC de muitos. Se todos os ENPARCs são cheios de animação, alegria e festas boas como foi esse, podem ter certeza que nos próximos eu estarei presente. Foram 03 dias de festa, risadas e muita animação. Lá eu pude extravasar, eu não digo descansar porque dormir 02 horas não é a minha definição de descansar. Mas eu pude extravasar e me aliviar de todas as tensões que eu tinha da semana. Eu conheci pessoas do estado todo, e o melhor, rotaractianos. Eu diria que o que mais marcou esse ENPARC foi a animação da galera. Todo mundo muito animado, teve distrito que até estourou rojão quando chegou ao hotel, uma animação extremamente contagiante. Enfim, foi um encontro muito bom, com pessoas muito animadas e sim vale muito a pena participar”. Gabriela Sayão

 

Pra mim esse ano está sendo o ano das novidades: foi a minha primeira CODIRC, o meu primeiro ENPARC e talvez minha primeira CONARC. E foi o primeiro ENPARC em grande estilo, pois pelo que eu ouvi de comentários de companheiros de outros clubes e distritos, o ENPARC | 7 Pecados da Capital foi o melhor dos últimos tempos!
Eu não tenho base para comparação, mas quanto ao que o evento propõe, sobre atividades focadas no desenvolvimento do companheirismo, focando na interação entre pessoas de diferentes regiões e, principalmente, entre clubes, não ficou a desejar: a todo o momento era possível conhecer, conversar, trocar informações sem deixar de se divertir! Quanto à organização, havia uma equipe muito grande composta por organizadores (da comissão) e equipe de apoio. Todos os dias, durante 24h a equipe se dividiu para atender aos participantes. Eu mesma precisei tirar uma farpa gigante do dedo e o vice-presidente do evento, presidente do Rotaract Aliança Lapa – Pedro Prochno utilizou todo seu conhecimento em primeiros socorros para tirar a farpa e acabar com a minha dor. Na ocasião, diversos companheiros se propuseram a ajudar, inclusive me dando um apoio psicológico, conversando para tentar esquecer da dor.

Mais importante que a diversão que o evento me proporcionou, eu fiz diversos novos contatos com companheiros de outros distritos, troquei informações importantes e pude apresentar aos companheiros o projeto que desenvolvemos no Reviver, desde o planejamento até o desenvolvimento, e claro, apresentei nossa ferramenta mais importante de imagem pública: esse blog! Camila Spanier

 

Já participo do Rotaract há quatro anos e esse sem dúvida foi um dos maiores projetos que ajudei a organizar tanto pelo número de pessoas envolvidas, como pela magnitude de distritos que participaram assim como o número de dias que ele aconteceu. Aprendi muito com o ENPARC, sem dúvida foi uma experiência sensacional para aprender como funciona a dinâmica do evento, o que se espera do mesmo, o que dá certo, o que dá errado e o que pode ser melhorado para os anos seguintes. Trabalhei em todas as áreas do mesmo desde a decoração, montagem de palco, recepção dos convidados, bar, balada, gincana, enfim, foi uma experiência muita enriquecedora em todos os sentidos.

A pergunta que muitas pessoas devem estar se fazendo agora é: Se eu o organizaria novamente? E a resposta é sem sombra de dúvidas SIM e tenho certeza que a próxima vez seria melhor, pois agora tenho muito mais conhecimento de causa e também tive uma excelente equipe de pessoas que me ajudaram em todo o processo e com isso conseguimos um ótimo feedback de todos os participantes e também um maravilhoso evento sem contar todo o aprendizado envolvido.

Por fim, gostaria de deixar um forte abraço e expressar publicamente meu agradecimento a todos os organizadores que ajudaram a fazer o ENPARC 2011, pois a nossa equipe foi sensacional e espero desenvolver e organizar outros projetos do mesmo tamanho ou ainda maiores futuramente com esses companheiros. Thiago Venceslau

O local era excelente e em comparação ao ENPARC anterior fiquei surpreso com a infra-estrutura do hotel e da aparelhagem de som.” Leonardo Benati

 

 

Participar do ENPARC em 2010 foi muito legal. Conheci mais gente do distrito, interagi com estas pessoas, conheci a dinâmica do evento, foi ótimo. Em 2011 resolvemos ir muito além e organizar o ENPARC no Distrito 4610, com o companheiro Vitório Tomaz (do RCT Sumaré Perdizes) presidente fui convidado a ser seu vice, e lá se mudam os papéis. 

Participar ativamente da organização do evento, ocupando um cargo chave e de grande responsabilidade dá outra visão sobre a coisa. Mostra o quão grande e cheio de detalhes um encontro destes é! Mostra o como a mobilização das pessoas é importante para ajudar nas tarefas “braçais” dos dias de evento e também nos prepara para situações que enfrentaremos mais pra frente.

Fui uma experiência única! Hoje sim me sinto preparado para organizar um ENPARC 🙂 Sei agora o que acontece, como lidar, como fazer e como precaver para que situações que não são de responsabilidade do Rotaract, mas que podem dar errado, não aconteçam. Mais do que isso, sei como lidar com outras tantas coisas que podem prejudicar o evento. 

Meu balanço é de que o ENPARC | 7 Pecados da Capital foi um sucesso total. TUDO o que estava sob responsabilidade da organização saiu conforme planejado. Claro que meu tempo para interagir e conhecer pessoas novas era MUITO pequeno, mas isto aconteceu e foi muito bom! Este é o ponto alto da coisa: conhecer formas diferentes de se fazer Rotaract!”. Pedro Prochno

Acesse aqui o vídeo de divulgação do ENPARC 2011.

Para conferir outras fotos clique aqui (cedidas pelo RCT Global e RDR Cibele Silva)

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Camila Spanier, ENPARC, Festivas, Pedro Prochno, Rotaract, Thiago Venceslau e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Rotaract Clubs do Distrito 4610 comemoram o sucesso do ENPARC 2011

  1. Tamires Reis disse:

    Nem precisa aprovar este comentário, mas as fotos estão no album do Global, não da Cibele!

    • Débora Moraes disse:

      Olá Tamires,
      Estão sim, mas como foi ela quem tirou as fotos, já alterei citando ambos. Trabalho em equipe é isso!
      Beijo e obrigada novamente,
      Débora

  2. hauahuah…tirar a farpa do Dedo da Camis com certeza foi um grande trabalho :). Muito obrigado pela dedição que o Aliança Lapa deu para a organização deste ENPARC, com toda certeza foi um dos clubes chaves para que o mesmo ocorresse.

    Vitório Tomaz
    Presidente do XXII ENPARC

Deixe um comentário

