Jovens do Reviver na onda da sustentabilidade


Sustentabilidade é a palavra da vez e já faz parte do vocabulário de muita gente. A nova sacada do mercado é trazê-lo para a futura geração de consumidores conscientes: as crianças. Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Trata-se, portanto, de suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Além dos 3Rs já conhecidos (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), hoje em dia se fala ainda em Preciclar (dar preferência a produtos que não agridem o meio ambiente), Reeducar (manter-se informado sobre as questões ambientais) e Replanejar (rever nossos gastos, hábitos, estilo de vida e consumismo).

Está chegando o dia que a criançada tanto esperou, e para curtir essa semana da criança tão especial sem agredir o meio ambiente, na ensolarada manhã do dia 08 de outubro, o Rotaract Club SP Aliança Lapa levou 08 acolhidos do Reviver acompanhados por 05 sócios, 02 educadoras e 04 convidados ao Instituto Verdescola (conheça aquilocalizado na Praça Victor Civita (fundador da Editora Abril) em Pinheiros – SP.

Em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros e o Instituto Abril, a Praça Victor Civita surgiu com a proposta de tornar-se um ponto de alerta e referência para as questões ambientais, sem deixar de ser um espaço de integração e divertimento voltados à qualidade de vida e bem estar. Os monitores do passeio, Fernanda e Germano, contaram que a praça é um espaço público único em São Paulo e foi construída em uma área onde anteriormente era um depósito de lixo da cidade onde usavam um incinerador para eliminá-lo e hoje é um espaço aberto da sustentabilidade para diferentes públicos.

As atividades realizadas durante o passeio foram: Espelho d’água, Permacultura, Museu da Sustentabilidade, Biodiesel, Sistema de Alagados, Etanol, Tec Garden, Fitoterápicos, Horta Vertical, Exposição Esculturas Urbanas (havia luminárias na praça com o formato da flor de lótus feitas de alumínio, símbolo da Gestão 11-12!), Bosque/ Deck de Madeira e Oficina de Reciclagem, onde os pequenos (e também os adultos!) pintaram jacarés feitos com tubo de papel higiênico, caixa de ovo e tampinha da lata de refrigerante enquanto dois companheiros jogavam xadrez no tabuleiro reciclado. 

O objetivo desta ação foi incentivar a experiência e a educação ecológica a fim de despertar a preocupação das crianças para que cuidem, desde cedo, do nosso meio ambiente.Além disso, a intenção foi de promover a conscientização ambiental próximo ao dia das crianças com o projeto educativo desenvolvido pelo Instituto Verdescola, um verdadeiro espaço da transformação.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A principal lição obtida nessa manhã é a de que TUDO pode ser reutilizado. As crianças podem praticar atitudes ecológicas para melhorar o planeta e se elas são o futuro, nada melhor do que prepará-las para o consumo de amanhã, mais consciente e responsável.

E elas já começaram a praticar, olhem como ficaram lindos os jacarés:

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Abrigo Reviver, Aliança Lapa, Projetos, Rotaract e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s