Palestrantes relatam sobre experiências no Workshop de Empreendedorismo


Empreendedorismo foi tema do workshop promovido pela Representação Distrital de Rotaract do Distrito 4610 no dia 19 de Novembro sob a coordenação da companheira do Rotaract Club Aliança Lapa, Débora Moraes, atual Diretora de Treinamentos Distrital Gestão 2011-12. O evento foi realizado nas Faculdades Integradas Rio Branco, zona oeste de São Paulo e contou com a participação de 50 pessoas.

Iniciando a programação, a primeira palestra foi um case de sucesso da empresa Junior Achievement  ministrada por sua Superintendente Sra. Wilma Resende Araujo Santos, a qual veio de Porto Alegre especialmente para o evento. Em 1960, iniciou sua participação em atividades voltadas ao voluntariado. Em agosto de 2002, ela foi eleita como uma das 20 líderes sociais do país pelo Fórum de Líderes Sociais do Brasil. Hoje, sob o comando de Wilma, a Junior Achievement já beneficiou 2,6 milhões de jovens em todo o Brasil, através da atuação de 90 mil voluntários.

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente, atua em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. Globalmente, mais de 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement.

Após o intervalo e dando continuidade ao evento, foi a vez do SEBRAE apresentar o conceito de Empreendedorismo e o processo para se tornar um EI (Empreendedor Individual) representado por Roberta Sodré Costa Leite, pós-graduada em Gestão Organizacional e Liderança pela Franklin Covey Brasil com 25 anos de experiência. É empresária, docente, palestrante e consultora. Empresas onde atua como consultora individual e coletiva: SEBRAE – SP, GS&MD, e Associação Comercial de São Paulo. Leciona na Pós-graduação da UNISA e Tutora GV online.

Segundo Roberta o empreendedor é aquele que inicia algo novo, que realiza antes, que sai da área do sonho e do desejo e parte para a ação. Empreender é identificar oportunidades e desenvolver meios de aproveitá-las, assumindo riscos e desafios. Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor deve ter espírito criativo e pesquisador. É preciso buscar novos caminhos e soluções a fim de atender às necessidades da clientela e do mercado.

Além disso, o empresário também deve estar de olho nas oportunidades de negócio e se preocupar com a implementação de melhorias em produtos e serviços. O objetivo foi ajudar na capacitação de potenciais jovens empreendedores brasileiros. Temas como preparação de um plano de negócios e o que não fazer no futuro empreendimento foram abordados em conjunto com aspectos motivacionais e práticos.

Na sequência, contamos com a palestra O Microcrédito como alternativa para jovens empreendedores, ministrada por Luiz Augusto de Souza Ferreira, o qual iniciou sua vida rotária aos 16 anos no Interact, aos 21 foi presidente do Rotaract Club Mackenzie e aos 24 fundou o Rotaract Club Rio Branco. É jornalista, 31 anos, graduado em Gestão Pública e mestrado em Comunicação Corporativa. Desde 2010 é Supervisor Geral de Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

Segundo ele, o Microcrédito é conceder a oportunidade de dar crédito a quem precisa e, com isso, contribuir com o crescimento das pessoas, das organizações e da sociedade. São de pequeno valor, direcionados a um público restrito, definido por sua renda ou pelo seu ramo de negócios, que usualmente não têm acesso às formas convencionais de crédito e é voltado para microempreendedores do setor formal ou informal da economia que desejem adquirir equipamentos, matéria-prima, capital de giro ou melhorar a infraestrutura do seu negócio, por exemplo.

Desta forma, o Microcrédito tem se estabelecido, conquistando a cada dia a comunidade através de uma aproximação continua com ela, percebendo seus anseios e procurando mostrar que, com oportunidade, se pode vencer. Assim, mais do que resgatar a cidadania da comunidade, fomentando o empreendedorismo e gerando empregos, faz com que as pessoas lutem contra a acomodação e percebam que há sempre algo bom a se fazer.

Caminhando para o final do evento, a última palestra foi sobre o Time SIFE Rio Branco, grupo de jovens empreendedores das Faculdades Rio Branco sob a coordenação do Prof. Francisco Felinto Junior. Foi ministrada por sua atual presidente, Elisa Manieri Pestana, a qual iniciou sua carreira no departamento comercial de uma grande agência de moda, posteriormente passou por uma consultoria contábil, voltada ao mercado publicitário. E hoje, após três anos, é responsável pela qualidade de toda a operação de fraude bancária no Citibank SA.

Na ocasião, Elisa mencionou que esse projeto contribui para fomentar o empreendedorismo durante a trajetória acadêmica e citou algumas diferenças em relação às empresas júnior e encubadoras de empresas, apresentando algumas ações desenvolvidas na comunidade.

O SIFE é uma organização internacional, sem fins lucrativos, composta por mais de 40.000 estudantes de 1.600 universidades em mais de 40 países. É uma oportunidade única para os alunos colocarem o conhecimento adquirido na faculdade em prática, por meio de projetos sociais. Os voluntários do SIFE trabalham com o intuito de promover profundos impactos socioeconômicos em suas comunidades, a fim de desenvolverem habilidades para se tornarem líderes de negócios socialmente responsáveis.

Assim, a principal atividade desenvolvida pela organização é o empreendedorismo social, termo que pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar e coordenar causas sociais e ambientais. Sua missão é descrita como: Unir os grandes líderes de hoje e de amanhã no intuito de criar um mundo melhor e mais sustentável por meio do inerente poder dos negócios”.

Débora Moraes faz seu agradecimento:

Quero agradecer a todos que compareceram ao Workshop de Empreendedorismo. Como vimos, o empreendedorismo está diretamente ligado ao progresso e desenvolvimento da humanidade. O sonho de muita gente é deixar de ser empregado e passar para o grupo dos empreendedores. Mas nada adianta uma oportunidade de negócio se não há o devido preparo para explorá-la, seja ele na esfera pública, privada ou acadêmica. Que esta iniciativa do Distrito 4610 sirva de exemplo a outros distritos e clubes de Rotaract. Obrigada por terem enriquecido este evento com a presença de vocês”.

Clique aqui para conferir outras fotos do evento.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Débora Moraes, Rotaract, Workshop e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s