05 de Dezembro, Dia Internacional do Voluntário


A data foi instituída em 1985 pela Assembléia Geral das Nações Unidas a fim de estimular este tipo de trabalho, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento socioeconômico dos países. Embora o tempo doado pelas pessoas em tais atividades seja importantíssimo e às vezes até essencial para a existência das instituições, o depoimento de quem se dedica a fazer algum tipo de ação social costuma apontar que quem mais ganha são os próprios voluntários.

O objetivo da ONU é fazer com que, ao redor do mundo, sejam promovidas ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. O voluntário é, segundo definição das Nações Unidas, “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.”

Portanto, os voluntários são pessoas ou grupos que, sem remuneração, ajudam a melhorar a qualidade de vida do planeta. Dedicam parte de sua vida para ajudar a resolver os problemas de sua região, indivíduos que se sensibilizam com causas sociais e estão dispostos a dar alegria, carinho e amor para quem está precisando apenas sorrir. Não precisa ser um especialista no assunto para ser um voluntário, apenas basta vontade e criatividade para desenvolver um trabalho solidário.

Quando se refere ao voluntário engajado, participante e consciente, diferencia-se também o seu grau de comprometimento: ações mais permanentes, que implicam em maiores compromissos, como é o caso do Rotaract Club SP Aliança Lapa com o projeto no Abrigo Reviver, e existem também ações pontuais, esporádicas, que mobilizam outro perfil de indivíduos.

Os motivos que mobilizam ao trabalho voluntário podem ser de cunho pessoal ou social, este segundo pela tomada de consciência dos problemas ao se enfrentar a realidade, o que leva à luta por um ideal ou ao comprometimento com uma causa.

Parabéns à todos os voluntários!

Vale a pena acessar:

Portal do Voluntário: www.portaldovoluntario.org.br

Voluntários.com.br: www.voluntarios.com.br

Programa dos Voluntários das Nações Unidas: www.pnud.org.br/unv

Centro de Voluntariado de São Paulo: www.voluntariado.org.br

Esse post foi publicado em Abrigo Reviver, Aliança Lapa, Projetos, Rotaract e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s