O Distrito 4610 promove treinamentos de Liderança


No Rotary, Rotaract, Interact e Rotakids você liderará líderes. Para tal, você precisa ter conhecimento do que fará, sabedoria para orientar, humildade para pedir e delegar e autoridade para comandar. O conhecimento será a base de seu sucesso e o de sua equipe. Por isto, Rotary orienta que os presidentes participem do Seminário de Treinamento dos Presidentes Eleitos (PETS).

Entre os dias 23 a 25 de Março ocorreu o PETS, do qual também participam os presidentes de Rotaract e Interact Club. Os treinamentos são voltados aos dirigentes entrantes de clube e rotarianos que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o Rotary. O seminário prepara os presidentes para o exercício de seus cargos, os quais não só aprendem seu papel e responsabilidades, como têm a oportunidade de estabelecer contato com o governador entrante e os governadores assistentes.

O evento foi realizado no Hotel Vitória em Indaiatuba, onde estiveram presentes todos os clubes de Rotary do Distrito 4610. Infelizmente só pude ir para o treinamento de sábado e o nosso companheiro Thiago Venceslau me acompanhou também. Foi um treinamento exaustivo, porém enriquecedor. Por mais que esteja no Rotaract há 04 anos, pude aprender e entender alguns assuntos que desconhecia.

Foi ministrado um treinamento pelo rotariano Sezinando Affonso, que é o padrinho e mestre do nosso próximo Governador Reinaldo Franco, onde ele falou sobre o funcionamento do Rotary e porque funciona tão bem. Falou sobre as tão discutidas formalidades que compõe os clubes e salientou que as formalidades são importantíssimas para que haja organização.

Tivemos uma reunião só de Rotaract e Interact onde o nosso próximo RDR da Gestão 2012-2013 Vitório Thomaz passou alguns pontos para sua gestão e pediu a ajuda de todos os próximos presidentes de Rotaract e Interact. Ele pediu para que apresentássemos metas e tirássemos a nossas dúvidas. Um dos governadores assistentes acompanhou a nossa reunião e questionou sobre a participação de Rotaracts e Interacts com os seus clubes padrinhos.

Foi um dia muito alegre e pudemos aprender um pouco mais sobre o funcionamento do Rotary. Os futuros presidentes dos nossos Rotarys padrinhos (Rotary Club São Paulo Lapa e Rotary Club São Paulo Alto da Lapa) também marcaram presença e assim como os presidentes atuais, os futuros presidentes já se colocaram à nossa disposição e enfatizaram o apoio e participação em nossos projetos e atividades!

Mariana Gioia é a presidente eleita da Gestão 2012-2013 do Rotaract Club SP Aliança Lapa.

Aconteceu ainda, entre os dias 30 de Março a 01 de Abril no sítio Toca do Tuim em Itapecerica da Serra o RYLA (Rotary Youth Leadership Awards) promovido pelo Distrito 4610 e contando com a participação de mais de 90 jovens.

O RYLA é a iniciativa de treinamento do Rotary para os jovens. É conhecido como Prêmios Rotários de Liderança Juvenil. O programa oferece treinamento intensivo para jovens entre 18 a 30 anos e enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal.

“Fui Rylense em 2008 e foi um prazer poder participar da coordenação do projeto junto ao rotariano José Antônio Urea do RC SP Alto da Lapa e, meu padrinho, Roberto Uria do RC SP Lapa. Foi muito bacana poder fazer parte de um trabalho tão bonito e generoso como é o Ryla. Este programa tem como objetivo preparar jovens para liderança e com certeza muitos jovens que participaram deste último Ryla saíram de lá com ideias novas e projetos a serem desbravados em suas vidas.

Embora só tenha ido no domingo de manhã, pude perceber que o pessoal estava bem à vontade e muito alegre. A participação dos rotaractianos como monitores foi bem divertida e pôde promover um pouco mais de nossas atividades como clube aos participantes do Ryla.

Indico este projeto a todas as pessoas que pretendem se tornar líderes um dia, pois a liderança é uma virtude que deve ser conquistada e o Ryla auxilia nesta empreitada”, comenta Mariana Gioia.

“Foi a primeira vez que participei de um RYLA no Brasil. Não completo, claro, mas apenas no domingo. A primeira vez que tive contato com o programa foi durante meu intercâmbio nos EUA onde o formato é um pouco diferente. Lá o Rotary avalia e elege, dentre inscritos, um jovem que tenha prestado relevante serviço à comunidade e o premia com o “Rotary Youth Leadership Award” que pode vir acompanhado de uma bonificação para ajudar com as despesas da faculdade.

Nosso domingo foi ótimo, é incrível ver com os jovens se imergem na áurea do coletivo, do trabalhar junto, do criar e realmente fazer a diferença. Foi isto o que mais me chamou atenção; e em um dia consegui conhecer muitos jovens interessantes e interessados!” afirma Pedro Prochno.

Clique aqui e confira mais fotos.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Alto da Lapa, Lapa, Lapa, Mariana Gioia, Pedro Prochno, Projetos, Rotaract, Rotary e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s