A “mascote” do Aliança Lapa cresceu e relata sobre a importância do voluntariado na vida profissional


É isso mesmo! A estudante de psicologia na PUC, Beatriz Lima resolveu entrar no Rotaract em 2009, pois já realizava projetos de cunho social quando residia em Juiz de Fora (MG), sempre acreditando no desenvolvimento humano por meio dos serviços sociais. Confira a seguir seu depoimento:

Quando me convidaram para ser empossada no dia da visita oficial (19.05) e de meu aniversário de 18 anos, nem acreditei! É engraçado como as coisas de repente acontecem. Passei três anos como sócia-honorária devido à pouca idade e admito que foi bem legal. O mais legal foi poder, finalmente, ser sócia efetiva! Sempre admirei o papel dos membros em nosso clube e agora poderei fazer o mesmo! Agora, não sou mais a “mascote”! Quando se é sócio-honorário, não tem direito a voto e não pode assumir um cargo. Como efetiva, terei um papel mais representativo no meu clube, como a visita que fiz em nosso Rotary padrinho Lapa duas semanas após ser empossada! E que venham as novas responsabilidades!

Durante essa semana, eu li o artigo “Disputado, bem pago e à prova de crise” publicado na Revista Veja (págs. 78 a 85) em 23.05.12, indicado pelo rotariano Gunter W. Pollack do RCSP Sumaré, em que citava oito características que tornam os profissionais altamente valorizados pelas empresas e uma delas é FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO!

O artigo menciona ainda o profissional que já estudou ou trabalhou no exterior, quem fala inglês, espanhol e tem noções de mandarim. Na justificativa constava o porquê. No primeiro item citado, a explicação era que quem já morou fora do país tende a se adaptar mais facilmente à situações novas e a mudanças inesperadas; já no segundo, afirmava que na visão de empregadores, a experiência do trabalho social voluntário acrescenta ao profissional a facilidade para trabalhar em equipe e a curiosidade em conhecer novas realidades. Por último, a parte de quem fala outras línguas, dá-se por que o Brasil é um dos países que mais recebe investimentos externos em projetos.

Ao ler esses fragmentos, imediatamente lembra-se do Rotary. E como não ligá-los? O Rotary ao realizar trabalhos voluntários a serviço da comunidade ensina a ser companheiro, a trabalhar em equipe, a liderar, a saber explorar. Também há a possibilidade de realizar um intercâmbio por este e, em breve, estarei até embarcando!

No Rotary, há também a possibilidade de entrar em contato com outros clubes espalhados pelo mundo e com alunos intercambistas; com isso um maior entrosamento com línguas estrangeiras.

Mas as experiências não acabam por aqui! Eu curso psicologia e tenho certeza que fazer parte do Rotary me capacitará muito quando for trabalhar, devido ao intercâmbio e também com o que eu venho aprendendo! O Rotary me ensinou a crescer como pessoa, a ser mais sensível, a ser mais paciente, a lidar com as diferenças e o mais importante que é ter um carinho muito grande pelas pessoas. Desejo a todos, o privilégio de vivenciar este mundo que é o Rotary, porque você não só ajuda as pessoas a se desenvolverem, mas a você mesmo!

Para ter acesso ao artigo baixe aqui.

Beatriz Lima

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Lapa, Posse, Reuniões, Rotaract, Rotary e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A “mascote” do Aliança Lapa cresceu e relata sobre a importância do voluntariado na vida profissional

  1. Gunter W. Pollack - RCSP Perdizes disse:

    O Gunter do RCSP Perdizes cumprimenta a rotaractiana psicóloga e renova votos, já expressos anteriormente, para a realização material e humana das “novas gerações”, e que poderão dar a “virada” necessária para tornar o fabuloso Brasil mais igualitário.
    Esperando encontrá-los todos na CODIRC 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s