CODIRC.com.BR | O evento da juventude do Distrito 4610


Conferência ardente, repleta de companheiros fidelizados à ideia e à paixão que move os destinos e as ações do Rotaract.

Esse foi o tom da 19ª CODIRC- Conferência Distrital de Rotaract, Interact e Rotakids do ano rotário 2011-2012. Organizar a CODIRC para o Rotaract é o mesmo que organizar a Conferência da Governadora para o Rotary, ou seja, uma grande responsabilidade.

Depois de muitas reuniões de planejamento envolvendo escolha de equipes, definição de cenário, cardápios, homenagens, palestras, brindes e premiações, o Rotaract Club SP Aliança Lapa realizou a CODIRC.com.BR entre os dias 16 e 17 de Junho no sítio Toca do Tuim em Itapecerica da Serra – SP.

Nos últimos meses trabalhamos com muito afinco e profissionalismo para retribuir a confiança que nos foi depositada quando eleitos. Mais um grande desafio foi vencido. A CODIRC.com.BR acabou e cumprimos nosso objetivo de oferecer aos participantes um evento a altura de nosso distrito, fazendo com que os companheiros saíssem ainda mais atualizados com as demandas do mercado e mais apaixonados pelo Rotaract.

Nosso balanço aponta que tivemos 116 pessoas na Toca do Tuim durante o final de semana incluindo a Governadora 2011-12 Ligeia Stivanin e o Governador 2012-13 Reinaldo Franco. Destas, 84 passaram todo o final de semana conosco. Foi um evento repleto de amigos e familiares do clube, além de convidados de outros clubes da cidade e de outros países que foram prestigiar.

Na manhã de sábado aguardamos a chegada do ônibus com 34 companheiros do distrito, e à medida que as pessoas chegavam eram direcionadas à recepção, cadastramento, foto no backdrop com a marca do evento e do patrocinador e café da manhã.

Na abertura, Gabriela Sayão, nossa atual protocolo, anunciou a composição da mesa diretora e a entrada das bandeiras. A seguir passou a palavra ao presidente Pedro que realizou a abertura oficial do evento. Integraram a mesa a Governadora Ligeia Stivanin, a RDR Cibele Silva, o RDI Matheus Amaral e o companheiro Alexander Felício, representatante da RDK Bruna Saliba. Todos os três foram homenageados pela Governadora com uma escultura em bronze da flor de lótus, simbolo da atual gestão do Presidente de RY, Kalyan Banerji.

As atividades

Iniciando a programação, contamos com a palestra de Odair Gazzetta sob o tema “A mágica do sucesso pelo empreendedorismo do seu talento”. Gazzetta abordou a “razão” em sua fala. Trouxe muita informação que podemos e devemos cruzar com a vida em Rotary. Falou de construirmos nossa imagem diariamente, principalmente no ambiente de trabalho. Falou muito em ser líder, em ter as rédeas de nossa carreira, de nosso desenvolvimento, de sermos responsáveis pelo que queremos e temos.

Salientou a importância de estarmos sempre aprendendo, estudando e trocando/compartilhando conhecimento. Só com esta troca e aprendizado constante é que conseguimos nos adaptar às mudanças e aos desafios da vida.

Por fim traçou o paralelo entre modéstia e humildade, ou seja, sermos modestos para sabermos dizer quando e sobre o que sabemos bastante, mas humildes para querer sempre aprender mais.

Em Rotary tudo isso se aplica; do início, nossa necessidade de trabalhar imagem pública diariamente, com o uso do PIN, o se portar e externar valores compatíveis com o Rotary. Rotakids, Interact e Rotaract aprendendo com Rotary, mas principalmente, Rotary aprendendo com os jovens, que são mais dinâmicos, conectados e persuasivos.

A Conferência zelou pelos detalhes. O companheiro Thiago Venceslau, profissional de Educação Física, comandou durante os dois dias atividades motivacionais que envolviam estratégia e trabalho em equipe.

 

 

 

 

Na seqüência, Jan Diniz, diferente de Gazzetta, abordou a “emoção” em sua palestra sobre empoderamento. Nos permitiu e nos levou aos sonhos, ao imaginário, ao que queremos individualmente e como transformar isso em algo coletivo por meio da agregação de sonhos individuais em um coletivo.

Jan nos instigou a abrir a mente, perder preconceitos. Mostrou como o programa OASIS faz para mudar a realidade de comunidades. Algo muito próximo do que faz Rotary, mas diferente em sua concepção: Eles buscam saber o que a comunidade quer e adequam suas ações à isto, diferente de Rotary que cria uma ação e coloca ela em uma comunidade.

Por fim, Jan disse que o segredo do sucesso da TAG está no comprometimento, em as pessoas se dedicarem ao que é proposto e terem consciência da importância de terem voz ativa para mudar o que se é proposto. Algo que, segundo ele, é a razão do sucesso de qualquer ação coletiva.

Durante a noite houve homenagens da RDR Cibele para os Rotarys padrinhos que realizaram projetos em conjunto com seu Rotaract. Pelo constante carinho que nossos clubes padrinhos, RCSP Lapa e RCSP Alto da Lapa, sempre tiveram com o Rotaract Aliança Lapa, agradecemos por mais uma gestão com ações de parceria.

O Concurso de Banners e Painel de Projetos deste ano contou com a avaliação de cinco jurados, sendo três deles fora do mundo rotário. O Aliança Lapa optou por não concorrer no concurso de projetos, porém, como forma de compartilhamento de informações, o Pedro Prochno apresentou o balanço da gestão, relatando as realizações do clube e mostrando o compromisso dos companheiros com a comunidade, tendo como ponto alto da gestão a obtenção do Subsídio Distrital.

Salientamos que o Rotakids União Oeste, representado pela presidente Larissa Jeniffer e também apadrinhado pelo RC SP Lapa e RC SP Alto da Lapa, recebeu o prêmio de melhor projeto de Rotakids do Distrito 4610. Demais clubes vencedores serão divulgados em breve.

Após o jantar, tivemos aula de dança com o Prof. Ricardinho e sua assistente Valéria, que aqueceu os companheiros e convidados com ritmos do country antigo até sertanejos universitários atuais. Depois de algumas dicas de dança, os companheiros participaram da festa embalada principalmente pelo ritmo techno country. O bar foi coordenado pelo Rotaract Club Itapevi que preparou um ambiente mega-fashion. Quase a unanimidade estava à caráter, o que rendeu o prêmio de melhor fantasia ao companheiro Bruno Moura do Rotaract Club SP Espro.

Caminhando para o final do evento, após a REPRESE (reunião de presidentes e secretários), a última palestra no domingo com Marco Franzolim foi sobre “Apresentação além da Apresentação”.

Franzolim nos fez pensar, viajar e nos incomodou com sua visão sobre o que são boas apresentações. Nos mostrou que é possível dizer o que se quer em pouquíssimo tempo, ao exemplo dos festivais japonêses Pecha Kucha. Ensinou que slides não são cópias do que se fala, mas materiais de suporte e guias do que se vai falar, nos deu dicas de como chamar a atenção do público, de como estruturar uma boa apresentação e do que atentar, ao longo de uma apresentação, para sabermos se estamos ou não no caminho certo.

Durante o encerramento houve a divulgação dos resultados dos projetos vencedores nas categorias de imagem pública, comunidades, profissionais, internos, finanças, DQA, melhor banner, maior caravana, clube mais distante, show de talentos, miss e mister, melhor projeto de Interact e Rotakids, melhor fantasia, primeira e última inscrição!

Os companheiros da mesa diretora fizeram seus agradecimentos finais passando à palavra ao presidente Pedro, anfitrião do evento. Sua oratória sacudiu o coração dos presentes pela efusividade e orgulho que demonstrou e afirma:

“Em minha trajetória na família rotária já organizei alguns eventos de grande porte, por vezes até maiores do que a CODIRC, como a Feira das Nações do Rotex São Paulo ou o ENPARC no ano passado. Entretanto nunca um evento destes foi tão estrategicamente pensado para poder contribuir muito para o desenvolvimento dos presentes. A CODIRC só foi sucesso TOTAL pois contou com o empenho e dedicação dos integrantes do Rotaract Aliança Lapa, aos quais sou muito agradecido.

Faço aqui um agradecimento especial ao César por deixar sempre a porta aberta para apresentar as dificuldades que enfrentávamos e pedir ajuda/conselho. Como eu disse em meu discurso na conferência da Governadora, Rotary e Rotaract devem manter laços e canais de troca de experiências; isso aconteceu. Aprendi e recebi doses de segurança do Cesar, que ao final do evento me disse “Viu, eu sabia que ia dar certo”. É a visão de alguém mais experiente. Em breve um novo ciclo Rotário se inicial, e com ele temos que manter em alta esta relação para continuarmos evoluindo nesta relação e conseqüentemente na forma de se fazer Rotary”. Pedro Prochno

Depoimentos 

A CODIRC foi um momento único em que todos (Rotaract, Interact e Rotakids) pudemos compartilhar experiências, aprender e nos divertir juntos. Em suma, foi um evento que obteve muito sucesso e que deve ser repetido nos outros anos por todos do nosso distrito”. Thiago Venceslau

Emocionante é a palavra que para mim traduz a CODIRC.com.BR e sei que isso é fruto de trabalho, trabalho feito com amor! Quero agradecer a todos que compareceram à este inspirador evento. Desejo a todos muito sucesso na carreira profissional!Débora Moraes

A CODIRC foi um evento sensacional. Organizá-la, sem dúvida, é uma tarefa árdua e muito prazerosa, uma vez que sempre fazíamos pensando em um todo, nos amigos que gostamos, no que agradaria a maioria e tentamos deixá-la com a cara do clube que amamos. Parabéns a TODOS que fizeram dessa CODIRC o sucesso que foi”. Ederson Svet

Participar da minha primeira CODIRC e já fazer parte da organização foi realmente uma experiência gratificante. Não tenho palavras suficientes para descrever o quão emocionante foi poder ver o resultado de um trabalho de quatro meses de muita dedicação, em que cada detalhe foi pensado para que os companheiros rotaractianos, rotarianos, interactianos, rotakidianos, e demais convidados tivessem um evento de qualidade. Acredito, que todos assim como eu saíram da conferência com mais conhecimento, novos amigos e novas experiências”. Joglas Souza

A CODIRC sem duvida é um evento recheado experiência! Além de ser um evento de festa pois mais um ano se encerra, ela serve como um impulso para o próximo ano que vai vir. Foi nítida a empolgação e entusiasmo dos rotarcatianos, interactianos e rotakidianos para o próximo evento!

A diversão veio pra ficar do início ao fim. Voltamos mais próximos, fizemos novas amizades, aprendemos mais sobre liderança e empoderamento de jovens. Tivemos excelentes palestrantes e pudemos ver que no meio de tanta diferença existem pessoas iguais. Pessoas que querem ajudar sua comunidade, querem colaborar com o próximo, querem fazer um mundo melhor que se iniciam com pequenos gestos. Ao unirmos nossas forças podemos fazer a diferença e trabalhar através da amizade.

Agradeço aos palestrantes com suas mensagens revigorantes, aos Rotarys padrinhos que nos auxiliaram, a todos os inscritos, pois sem você não poderíamos fazer um evento tão lindo como esse! Mariana Gioia

Foi com muito prazer que acompanhamos o Rotaract e Rotakids na CODIRC. O Rotaract Aliança Lapa, sob a coordenação do Pedro foi eficiente na organização e condução do evento, pois proporcionou a todos momentos de descontração, como também a oportunidade de apresentar e divulgar os trabalhos dos clubes de Rotaract, Interact e Rotakids do Distrito 4610”. César Romero, presidente 2011-12 do RC SP Alto da Lapa.

Vocês são pessoas corajosas! Parabéns, Parabéns e Parabéns! Pedro, parabéns pela organização do evento que estava maravilhoso, assim disse o meu Presidente e também pude comprovar com a minha estada por lá no domingo. Corajoso, por ter assumido a responsabilidade da organização do evento e todos nós sabemos o quão difícil é fazer uma organização dessas, demonstrando ao longo deste ano a maturidade que possui ao administrar grandes desafios. O Rotaract Aliança Lapa está de parabéns porque sem que todos estivessem envolvidos não teria sido possível a conquista de mais esse êxito”. José Rizzi RC SP Alto da Lapa

E como nosso presidente salientou no encerramento é impossível organizar um evento desta magnitude sem o auxílio e comprometimento dos demais integrantes de um clube. Ele entregou um pen card para cada presidente com a proposta da troca de informações e realizamos o sorteio de um eletrônico. E assim concluímos mais uma CODIRC, conhecendo pessoas novas, ideias novas e projetos bem sucedidos que merecem ser multiplicados e reconhecidos.

Clique aqui para acessar mais fotos em nosso Picasa.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Alto da Lapa, CODIRC, Companheirismo, Lapa, Lapa, Projetos, Rotaract, Rotary e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para CODIRC.com.BR | O evento da juventude do Distrito 4610

  1. Ricardo de Espíndola - Prof Ricardinho disse:

    Foi super hiper legal dar aula de dança para essa galera, o pessoal é muito animado. Mais uma vez agradeço ao convite e a participação de todos, agradecimento especial à Débora que me ofereceu essa oportunidade e aos Djs que deram suporte a aula. Parabéns a todos.
    Ricardinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s