Seminário Distrital de Novas Gerações focou a integração


O mês de Setembro, conforme designação do Rotary Internacional, é o “Mês das Novas Gerações”, com destaque para todas as atividades que favorecem o desenvolvimento das pessoas até 30 anos de idade, preparando-as para lidar com as mais diversas situações de modo que garantam um futuro promissor.

No sábado, dia 15 de Setembro, aconteceu no Colégio Rio Branco da Avenida Higienópolis o Primeiro Seminário Distrital de Novas Gerações, reunindo 118 pessoas.

Com um formato totalmente inovador, o encontro reuniu rotarianos, rotaractianos, interactianos, rotakidianos, rotex e intercambistas para que juntos discutissem e buscassem entendimento para o tema: “Como esperamos que se comuniquem as diversas gerações do Rotary?“.

Por quase quatro horas os presentes participaram de dinâmicas diferentes das habituais, tiveram que interagir e discutir rapidamente os temas propostos e encontrar soluções e ponderações sobre a questão central do evento.

O ponto alto foi a formação do aquário. Composto por 04 pessoas (um rotariano, um rotaractiano, um interactiano e um rotakidiano), os peixinhos eram alimentados de forma escrita pelos demais presentes que compunham a água do aquário. Por cerca de meia hora cada um falou sobre o que havia sido discutido em seu grupo, além de apresentar os pontos de vista das gerações que representavam.

O seminário de novas gerações superou todas as minhas expectativas, acredito que foi um excelente exemplo de como deve ser a família rotária em todas as ocasiões, clubes e projetos. Em todos os grupos aconteceram conversas francas e com grande relevância para o futuro do Rotary. Acredito que esse seminário foi o primeiro passo para a integração de todos os programas de Rotary (Rotarykids, Interact, Rotaract) e deve se repetir em todas as gestões para incentivar e mudar o comportamento de todos que fazem parte do Rotary. Termino meu comentário com a frase que o meu grupo elaborou a qual eu já a selecionei como um mantra e que foi a vencedora e escolhida por todos os participantes para representar o seminário que é “Nossas diferenças se completam e transformam” afirma Thiago Venceslau.

Na minha visão, os rotarianos começaram a se forçar a entender um pouco mais sobre a juventude. A abrir os olhos para quem tem e devem aprender com os mais novos e principalmente deixar de ter postura de detentores do conhecimento e da verdade absoluta.

 

 

 

Rotaractianos, para mim, são os apaziguadores, os ponderados. Dosam as palavras e são o elo de ligação entre os rotarianos e as gerações mais novas. Foi incrível descobrir que rotakidianos e interactianos tem medo dos rotarianos. Acham que estes são “deuses do olimpo” ou “monstros do armário”.

“O resultado em minha opinião foi excepcional, em especial pela maneira como conversamos uns com os outros, discutindo da maneira mais sincera o possível sobre o que fazer para que de fato estejamos integrados, trabalhando cada vez mais como uma grande corrente do bem com elos maiores e menores, com cores e até mesmo metais diferentes, mas uma corrente que trabalha junto para trazer a diferença que visualizamos juntos para o mundo. Este tem tudo para ser um ano chave para esta integração, não por mérito pessoal de um ou outro companheiro, mas por que de alguma maneira os nossos esforços estão todos com o mesmo foco, que é a união” comenta Vitório Tomaz, RDR da Gestão 2012-13.

Para uma entidade que está envelhecendo cada vez mais, escutar isso dos jovens é um grande tapa na cara! É a constatação de que a mudança se faz necessária URGENTEMENTE. Temos que mudar a forma com que rotarianos interagem com os jovens pois só assim passaremos a atrair mais jovens ao grupo.

O seminário foi incrível e agora inicia-se o processo de compilar o que foi falado e formar o material a ser compartilhado com todo o distrito. Pedro Prochno

Aproveitando o momento voltado às novas gerações e como forma de prestação de contas do que foi realizado até o momento durante a Gestão 2012-13, no dia 26 de Setembro o companheiro Thiago Venceslau compareceu ao Rotary Club SP Alto da Lapa, a fim de trocarmos informações e alinhamento de agendas, procurando estarmos cada vez mais próximos.

Acesse aqui mais fotos do Seminário cedidas pela Representação Distrital.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Rotaract, Rotary, Rotex e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s