Tema “empreendedorismo” abre ciclo de palestras da Gestão 2012-13


Na manhã do dia 29 de Setembro, o Rotaract Club SP Aliança Lapa promoveu a primeira palestra da Avenida de Serviços Profissionais: “Empreendedorismo – Teoria e Prática” com o Prof. Fernando Corrêa Grisi na ACM Lapa, reunindo 16 pessoas. Em Rotary, essa Avenida tem por objetivo a promoção de altos padrões de ética nos negócios e profissões, o reconhecimento do valor de todas as ocupações úteis, a promoção do ideal de servir em todas as atividades profissionais e o desenvolvimento dos associados.

O empreendedorismo já demonstrou que possui grande potencial para dar vida a economias locais, através da criação de empregos sustentáveis, do estímulo ao crescimento financeiro e da mobilização de uma grande variedade de ativos inexplorados.

Essa palestra teve como objetivo principal orientar as pessoas e os jovens em especial da necessidade de serem inovadores e desenvolverem competências para a realização dos seus objetivos, quer seja em abrir seu próprio negócio ou seguir carreira dentro de uma organização, incentivando os participantes na identificação e na busca do comportamento empreendedor a fim de estar apto a enfrentar as aceleradas mudanças no mercado de trabalho.

Fernando Grisi é graduado em Administração de Empresas pela PUC SP, possui mestrado em Empreendedorismo no Brasil – Evolução e Tendências pela PUC SP, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela ESPM, é professor de Pós Graduação – Gestão Estratégica de Pessoas no SENAC 9 de Julho e Diretor da RAC Indústria e Comércio de Móveis LTDA – Alex Cerello. Iniciou sua carreira empreendedora aos 27 anos no interior de São Paulo. Utiliza como inspiração em suas aulas, desde 2004, os livros do Prof. Dr. José Dornelas, um dos especialistas mais requisitados para tratar de temas relacionados ao empreendedorismo, empreendedorismo corporativo, plano de negócios e inovação. Seus programas e consultorias têm recebido avaliação máxima dos clientes e são considerados benchmarking nacional na área.

“Foi muito bom poder inspirar os jovens do Rotary para o empreendedorismo. Sempre achei que o público jovem é o ideal para palestra sobre o tema, pois tem energia, vontade e motivação para o novo. Sempre espero poder plantar uma semente para este mundo do empreendedorismo e acho que consegui, pois o terreno é bastante fértil. Obrigado pela oportunidade”, relata Grisi.

O Brasil é a bola da vez. Nunca se criou tantas empresas como nos dias atuais, mas se não trabalharmos o pano de fundo do país para agilizar o processo empreendedor brasileiro, continuaremos a ser apenas o país do futuro.

Para empreender é preciso vontade de mudar o mundo” cometa Grisi. Segundo ele, é preciso sonhar alto, mas também ter os pés no chão para fazer acontecer, ter PAIXÃO pelo que faz e iniciativa para inovar. Sonhar alto é o ponto de partida de todo empreendedor, mas somente o sonho não basta. É preciso estabelecer metas e planejar prazos para atingi-las. Quando se trata de empreender, o caminho da execução é tão importante quanto uma ideia brilhante ou um sonho grandioso. Assista abaixo um dos vídeos exibidos no dia da palestra: Empreendedores podem mudar o mundo

Muitas pessoas acreditam que o segredo do sucesso dos empreendedores decorre de uma ideia sensacional, aquela que ninguém pensou antes e que, por isso, o empreendedor conseguiu desenvolver uma empresa bem-sucedida. Mas isso é mito ou verdade?

Segundo Grisi, o sucesso dos negócios nos dias atuais é tratar a inovação como palavra-chave para que seja o centro das atenções do empreendedor. Com a inovação, você consegue se diferenciar da concorrência e, com isso, aumenta suas chances de fazer acontecer.

Mas como você pode saber se está criando algo inovador, se sua ideia vale a criação de um negócio, antes de colocá-la em prática? O que ele recomenda aos empreendedores é que busquem avaliar suas ideias com técnicas de análise de mercado onde se quer atuar para ver se a ideia que teve tem potencial de sucesso. Com isso você mensura melhor o risco e o potencial retorno de sua criatividade empreendedora.

Fernando Grisi destaca que, em geral, o empreendedor precisa ter habilidade de lidar com pessoas, negociar vendas e fornecedores, além de dominar aspectos financeiros e da área de custos da empresa.

Ao final houve sorteio do livro “Empreendedorismo na Prática” de José Dornelas e após 01h30 de aprendizado, Grisi abriu para perguntas e sanou as dúvidas dos participantes, os quais receberam um formulário de avaliação do evento.

Confira abaixo outros vídeos apresentados:
De onde vem as boas ideias
Coisas que os empreendedores fazem
The Magic Sauce
 

Clique aqui para visualizar mais fotos em nosso Picasa

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Débora Moraes, Projetos, Rotaract e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tema “empreendedorismo” abre ciclo de palestras da Gestão 2012-13

  1. Pingback: RYLA Distrital 2013 capacitou mais de 80 jovens | Blog do Aliança Lapa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s