Dia 24 de Outubro- Dia Mundial de Combate à Polio


Parece que já foi há uma eternidade, mas decorreram ainda poucas décadas desde que a poliomielite, uma doença também conhecida por paralisia infantil, dizimava ou submetia à incapacidade, milhares de crianças em todo o mundo.  

O Rotary começou seus esforços para combatê-la em 1979, quando a organização se comprometeu a adquirir e distribuir doses de vacina para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Este foi o primeiro projeto levado a cabo pelos rotários neste campo, e serviu para testar as suas capacidades de prestar serviços de grande amplitude na área da saúde pública.

O sucesso alcançado possibilitou o planejamento de um Programa mais ambicioso do Rotary: Imunizar todas as crianças do mundo contra a poliomielite. 

O Dia Mundial da Pólio, 24 de Outubro, é uma oportunidade perfeita para Rotary e todos os seus parceiros divulgarem e participarem na campanha pela erradicação definitiva da doença.

O Rotary foi a primeira organização a vislumbrar a possibilidade de, mediante a vacina Sabin, facilmente ministrável, de apenas “duas gotinhas” e 100% de eficácia, eliminar da face da terra o terrível vírus da Pólio. 

Entre 1985 e 2009, mais de dois bilhões de crianças foram vacinadas, estimando-se que por esse fato, mais de cinco milhões dessas crianças deixaram de contrair a poliomielite. Dos 350.000 casos anuais ocorridos em 1985, passou-se para menos de 1.000 casos ocorridos no ano de 2007. Mas não é ainda suficiente, pois a luta só terminará quando o mundo estiver completamente livre desta doença. 

Restam apenas quatro países onde a doença ainda é considerada endêmica: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Por questões políticas, étnicas, religiosas ou de outra índole que Rotary não pode controlar, ainda não foi possível aceder a todas as crianças da totalidade daqueles territórios.

Esperamos que num último esforço e contando com a boa vontade de quem dirige os destinos daqueles países, em breve nenhuma criança do mundo esteja exposta a contrair este temível mal.

É importante considerar que os recursos empregados pelo Rotary foram frutos de parcerias e de contribuições espontâneas de rotários do mundo inteiro que acreditaram que através da proteção à infância estariam no caminho certo na busca da Paz e da Compreensão Mundial. 

Comece a planejar iluminações com a mensagem End Polio Now para comemorar o próximo dia Mundial.

Sakuji Tanaka, presidente do Rotary International,  junto com o presidente da Comissão Polio Plus, Robert Scott, e a curadora Stephanie Urchick, representantes dos Institutos Rotary das Zonas 24-32 participarão de uma passeata em Vancouver, Canadá, no dia 19 de outubro. Cem pessoas levarão faixas com a mensagem End Pólio Now. 

Assista ao maior comercial do mundo

Participe de campanha nas redes sociais para divulgar uma mensagem em massa no Twitter e Facebook durante o Dia Mundial do Combate a Pólio, use sua voz para difundir a causa, assine o site www.endpolionow.org/pt.

Fonte: http://www.brasil-rotario.com.br/http://www.rotary.org

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Ederson Svet e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s