No mês do “Outubro Rosa” o Aliança Lapa conscientizou sobre a prevenção do câncer de mama


Sendo a primeira avenida e, talvez a responsável pela criação do Rotary Club, os Serviços Profissionais assumem fundamental importância como se pode observar nesta definição: “o Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”.

O Rotary International instituiu o mês de Outubro como o “mês dos Serviços Profissionais” e nele fomenta a homenagem dos clubes a profissionais ou a serviços que se tenham distinguido na sua atividade, pelo sucesso obtido dentro das fronteiras e que ao seu redor tenham sido verdadeiras sementes de PAZ.

Esse também é o mês do chamado OUTUBRO ROSA”, movimento popular internacional que em 2012 completou 20 anos e que busca lembrar a população a respeito da importância do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos. Assista ao teaser do documentário “Mulheres de Peito” exibido no dia do evento:

O nome oferecido à este mês remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Como forma de valorizar as profissões e apoiar a campanha, no dia 20 de Outubro o Rotaract Club SP Aliança Lapa convidou o Dr. Douglas Carignani (Clínico Geral/ Ortomolecular / Cirurgião Geral) da clínica Villa Vita, nossa parceira, para uma palestra sobre a Prevenção do Câncer de Mama, onde todas as dúvidas dos participantes foram sanadas durante a explanação, bem como troca de experiências.

Nesse dia incentivamos os associados a vestirem-se de rosa, decoramos a sala de reunião e a companheira Débora Moraes, Diretora de Profissionais, entregou um material informativo da Fundação Estèe Lauder e laços rosas aos participantes.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que esse tipo de câncer é o segundo mais frequente em todo o mundo e o mais comum entre as mulheres e suas duas maiores causas são a detecção tardia e a metástase, que é a transmissão de células cancerosas para um órgão próximo. No Brasil, apenas neste ano, estão previstos mais de 52 mil novos casos da doença. No entanto, quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de cura do paciente.

O Dr. Douglas Quirino Carignani Jr. formou-se em 1987 pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba e especializou-se em Oncologia no Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Trabalhou no Instituto Paulista de Cancerologia entre 1991 e 1999, no Instituto Paulista de Diagnóstico e Terapêutica entre 1991 e 1999 e no Hospital Nove de Julho de 1995 a 1998. Fez curso Bio Molecular e Nutrologia. É membro da Sociedade Brasileira de Proctologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Digestiva, Sociedade Brasileira de Mastologia e da Sociedade Brasileira Bio Molecular. Participa anualmente de Congressos e Simpósios nas áreas. Atualmente trabalha no Hospital Santa Catarina, no Hospital Santa Rita e atende na clínica Villa Vita e em seu consultório em Higienópolis realizando tratamento clínico e biomolecular.

O Dr. Douglas iniciou comentando a respeito da medicina ortomolecular que, basicamente concentra-se em corrigir os desequilíbrios, principalmente por meio nutricional, na constituição molecular de uma pessoa, uma vez que a maioria das doenças acarreta alterações na composição bioquímica do organismo. “A Medicina Ortomolecular se preocupa com o funcionamento celular, suas reações bioquímicas, e as substâncias que delas participam”, afirma.

De acordo com o especialista, uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de mama. Manter uma dieta variada com frutas e verduras é essencial para quem pretende prevenir a doença. “Diminuir a quantidade de gordura ingerida, comer mais fibras e manter-se no peso ideal também são indicados para a luta contra o câncer de mama“, diz.

Segundo Carignani, para se obter um diagnóstico precoce é preciso fazer, periodicamente, um autoexame. O ideal é realizá-lo mensalmente depois dos 20 anos de idade e, após completar 35 anos, as mulheres devem intensificar os cuidados com visitas periódicas a um mastologista.

Cuidados com a saúde como a prática de atividades esportivas e o baixo consumo de bebidas alcoólicas são benéficos tanto para a prevenção do câncer de mama como de problemas cardiovasculares e alguns alimentos como o tofu e o azeite de oliva extra virgem, segundo o Dr. Douglas, podem ser grandes aliados nessa luta para a prevenção.

Durante este mês, as fachadas de diversos monumentos estão sendo iluminadas com a cor rosa. Essa foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Ao final, o Rotaract Aliança Lapa entregou uma homenagem ao Dr. Douglas, pelo profissionalismo e disponibilidade à comunidade,  agradecendo por suas valiosas informações e à equipe da clínica pelo apoio.  Também homenageamos a ONG Presente de Alegria, representada por Juliana Praia (a “Dra. Jujuba”), pela parceria do Dia das Crianças no abrigo Cantinho que Encontrei.

Confira aqui mais fotos em nosso Picasa

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Débora Moraes, Palestra, Projetos, Reuniões, Rotaract, Rotary e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para No mês do “Outubro Rosa” o Aliança Lapa conscientizou sobre a prevenção do câncer de mama

  1. Verdadeiramente revigorado na minha fé nas “novas gerações”. Enccontrar projetos racionalmente estruturados demostra que há quem sabe liderar os que de boa vontade dão apoio e, juntos, vencer a “nojenta” indiferença de muitos que olham para outro lado quando se invoca a solidariedade. Parabéns. Gunter / RCSP Perdizes / Conseg Perdizes

  2. Lucia Augusta de Oliveira Branquinho disse:

    Parabéns pela iniciativa e pelo projeto!!! Me emocionei ao ver e ouvir depoimentos… isso só vem confirmar que realmente somos “MULHERES DE PEITO”. Deixo tbm minha contribuição: “Ser feliz não é vivenciar apenas momentos de alegria. É ter coragem de enfrentar os momentos de tristeza e sabedoria para transformar os problemas em aprendizado”. É muito importante a divulgação desse projeto, penso que o melhor tratamento é a possibilidade de falar sobre ele, de dar testemunhos e assim poder auxiliar outros.
    Parabéns mais uma vez e aguardo o projeto do cancer de próstata que se faz necessária tbm a divulgação. Lucia A. de O. Branquinho / São Paulo / Perdizes.

    • Débora disse:

      Caros Gunter e Lucia,
      É gratificante para nós do Aliança Lapa ler a repercussão dessa iniciativa!
      Quando as pessoas realmente estiverem comprometidas e engajadas com o propósito da prevenção do câncer de mama, muitas vidas poderão ser salvas.

      Um forte abraço,
      Débora Moraes
      Diretora de Serviços Profissionais
      Gestão 2012-13

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s