Aliança Lapa marca presença na 1ª Caminhada pela Paz da região


A busca por uma cultura de paz é objetivo de todos os povos, mas é preciso construir ações individuais rumo a esse movimento coletivo. Esta é a opinião das organizações responsáveis pela 1ª Caminhada pela Paz,  dentre elas a Associação Comercial de São Paulo e o Instituto 5 Elementos de Educação Ambiental, que aconteceu no dia 21 de outubro, na Lapa em São Paulo. O objetivo foi reforçar a importância de valores como o respeito a todas as formas de vida, a rejeição à violência e a solidariedade.

Cerca de 100 pessoas se vestiram de branco para andar pelas ruas do bairro e mostrar que o simples ato de caminhar pode se refletir em melhor qualidade de vida e em relações mais saudáveis. “Meio ambiente e paz não são temas separados, ambos têm a ver com a busca pelo equilíbrio do ser e é isso que queremos transmitir à população”, expressou Rosana Altafin, do CADES-Lapa (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Lapa).

O Rotaract Club SP Aliança Lapa, representado pelas companheiras Mariana Gioia e Débora Moraes, juntamente ao padrinho Rotary Club SP Lapa e ASFARLA marcaram presença. Com faixas e cartazes os participantes da caminhada lembraram que a construção da paz é dever de todos.

O evento promoveu o 1º Concurso de Contos “A Paz na Lapa”. Os contos deviam relatar histórias e experiências de quem atua pela qualidade de vida na área da Subprefeitura da Lapa e contribuíram para promoção da paz no dia a dia das pessoas. Dividido em quatro categorias – Infantil, Juvenil, Adulto e Idoso – o concurso celebrou as ações pacíficas e solidárias entre as pessoas. “Fiquei surpresa com o 1º lugar e, acima de tudo, feliz por ter conseguido passar a mensagem de que podemos acordar e perceber beleza onde geralmente não vemos”, ressaltou Natália Ricardo Albertone, vencedora na Categoria Juvenil.

A abertura ocorreu no Clube Escola Pelezão, com execução do Hino Nacional e leitura pelo próprio autor do primeiro texto vencedor na categoria Infantil, Enzo Rocha Saldanha, 09 anos. Neste momento houve alongamento com profissionais da ACM Lapa e apresentação de Kung Fu.

Para a companheira Débora Moraes, “a caminhada lembrou a necessidade de buscarmos estabelecer entre todos os povos uma convivência harmônica onde uma cultura de paz é construída no dia a dia e é fundamental que possamos ser agentes transformadores e repassarmos a todos que a paz começa dentro de cada um de nós, assim proposto com o lema da Gestão 2012-2013”.

A caminhada seguiu para a Praça José Roberto Leite Penteado, onde houve a segunda leitura do conto na categoria Juvenil, pela estudante Nathália Ricardo Albertone e apresentação do Coral da 3ª Idade – Ecoart. Prosseguimos para a Rua Tomé de Souza até a Praça John Lennon, com nova parada e leitura do conto categoria Adulto por Alan Fernando da Silva, apresentação de performance do 21º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro e dança circular.

 

 

 

 

A manifestação pela Paz seguiu até a Praça do Marco da Paz, na esquina da Rua Mercedes com Gavião Peixoto, com a leitura do conto na categoria Idoso, por Carlos Alberto Martins, seguido da apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana com o regente CD Milanês, encerrando o evento pela cultura de paz na região.

 

Deixe sua mensagem de paz ou apoio à esta 1ª edição do evento.

Confira aqui mais fotos em nosso Picasa.

 

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Débora Moraes, Lapa, Lapa, Mariana Gioia, Projetos, Rotary e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aliança Lapa marca presença na 1ª Caminhada pela Paz da região

  1. rotaractespro disse:

    Excelente post e parabéns pela participação no evento!
    Rotaract Espro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s