Dia Internacional do Voluntário: dedicação em prol da humanidade


Hoje, 05 de Dezembro é o Dia Internacional do Voluntário, data criada pela ONU em 1985 para incentivar, valorizar e homenagear todos aqueles que se tornam voluntários no mundo e que dedicam parte de seus dias, tempo, talento e trabalho à causas em prol da humanidade, beneficiando e transformando vidas com pequenos gestos e atitudes.

dia internacional do voluntariadoFenômeno mundial, o trabalho voluntário é considerado pela ONU como uma das ferramentas de peso para o desenvolvimento socioeconômico dos países. Porém, mais do que transformar a sociedade, o voluntariado é uma via de mão dupla – traz benefícios tanto para quem doa parte do seu tempo para atividades solidárias quanto para quem recebe a ajuda. E há sempre oportunidades, capaz de mudar variadas realidades.

Os voluntários geralmente são pessoas de alto astral, agem por causas nobres, mobilizam-se contra a exclusão social, lutam para a melhoria nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, o fim da violência, entre outras coisas. Não precisa ser um especialista no assunto para ser um voluntário, apenas basta vontade e criatividade para desenvolver um trabalho solidário.

foto-expe1

Muitas vezes nossos amigos não fazem parte do mundo de Rotary, mas isso não os impede de ser voluntário.

Aos que gostam de trabalhar como voluntários incentiva-se a participar de atividades realizadas pelo clube e distrito, as oportunidades são muitas e variadas, basta estar disposto a dar alegria, carinho e amor para quem está precisando apenas sorrir.

 

 

A Repercussão nas Organizações

A sociedade precisa de entidades atuantes e engajadas para diminuir as diferenças sociais e econômicas. A companheira Débora Moraes, colaboradora do Grupo Abril, vem incentivando o programa de voluntariado da empresa, uma vez que a Abril considera importante contribuir com trabalho social visando o desenvolvimento da comunidade e expressando seus valores aos clientes. “Fico muito feliz pela oportunidade de poder difundir nosso trabalho e o programa Rotaract”. Os voluntários cadastrados no programa foram homenageados com uma matéria na intranet e nosso trabalho no abrigo “O Cantinho que Encontrei” foi mencionado, confira abaixo:

Parte 1

Parte 2

imagem

Compartilhe conosco neste post suas experiências e reflexões sobre voluntariado respondendo a pergunta: Para você, o que é ser voluntário? Não deixe essa data passar em branco, divulgue e reconheça amigos, parceiros e comunidades.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Rotaract e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Dia Internacional do Voluntário: dedicação em prol da humanidade

  1. MARGÔ T. YOSHINO disse:

    COMO SEMPRE A DÉBORA FAZENDO E ACONTECENDO EM PRÓ DE FAZER A DIFERENÇA, EXPANDINDO AS FRONTEIRAS DO ROTARACT, TEMOS PROFUNDA ADMIRAÇÃO POR JOVENS COMO VC. PARABÉNS E SUCESSO, QUEM GANHA É A ABRIL E TODOS NÓS, UM BEIJO. MARGÔ E GIL. (ROTARY LAPA).

    • Débora Moraes disse:

      Meu casal querido!
      Muito agradecida pelas palavras, acredito fortemente no ser humano e na multiplicação do bem seja enquanto cidadãos ou empresas. Sem dúvida, somos nós quem mais ganhamos, aprendemos e reaprendemos com lições de vida todos os dias.

      Um forte abraço,
      Débora

  2. Henrique Misawa disse:

    Débora, parabéns pelo seu trabalho e pelo Rotaract Aliança Lapa! Parabéns a todos os voluntarios do mundo todo! Abs!

    Henrique Misawa – Rotary Club de São Paulo-Pinheiros, Distrito 4610

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s