Fernando Grisi: “Empreender é se reinventar todos os dias”


O processo de empreendedorismo começa em VOCÊ.

Foi com este pensamento que aconteceu no dia 16 de fevereiro na ACM Lapa o primeiro módulo da Oficina de Empreendedorismo do Aliança Lapa em parceria com Fernando Grisi, Diretor da empresa de 111 anos de tradição Alex Cerello, com todas as vagas preenchidas. Os participantes a todo momento interagiram com questionamentos, opiniões, ideias e experiências em diferentes áreas de formação, o que tornou esse primeiro encontro ainda mais enriquecedor, fato de grande relevância à Grisi tendo em vista seus 07 anos de planejamento para a realização dessa oficina, onde o programa Rotaract está tendo o privilégio de ser o primeiro grupo a absorver tais conhecimentos e práticas.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

A primeira atividade da oficina foi o preenchimento de um formulário de auto avaliação que variou entre uma escala de 1 a 5 e em seguida Grisi compartilhou conosco como foi o início de sua vida profissional e como chegou hoje a ser um empreendedor nas três áreas: corporativa, social e educacional. Seu primeiro “empreendimento” foi uma pequena empresa de estamparia que ganhou de seu pai como “presente de formatura” depois da conclusão de sua graduação. Após algumas modificações exigidas pelos consumidores passou a posicionar-se no mercado gráfico em Ribeirão Preto, interior de SP.

Na ocasião, Grisi levou seu convidado, Wagner Marcelo, coordenador de Startups da PUC-SP. É formado em Eletrônica e Programação e ainda jovem abriu uma empresa de eventos e depois iniciou no mercado de tecnologia de elevador em São José dos Campos. Hoje a PUC conta com 13 Startups em apenas 1 ano e 6 meses sempre com o intuito de mudar a vida de alguém. Wagner contou sua trajetória profissional e destacou: “Se você quer empreender, aprenda a viver com o mínimo, temos uma cultura altamente consumista. Para empreender não precisa saber nada, tem que ter força de vontade para fazer acontecer e principalmente fazer o que AMA”. O relato de sua experiência serviu como “case” prático de empreendedorismo.

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

Foram apresentados os conceitos de empreendedorismo, as características presentes no perfil empreendedor, a importância de sonhar para a realização dos objetivos, reflexão sobre onde estamos hoje, onde queremos estar e o que deve ser feito para chegar lá, entre outros temas. Tais conceitos levaram Grisi a aumentar em 5 vezes o faturamento de sua empresa em apenas 02 anos, onde grande parte dos empreendedores encontram-se na faixa dos 25 aos 30 anos de idade.

Segundo o empresário, TODOS podem se tornar empreendedores, desde que não se faça mais do “mesmo”. EMPREENDEDOR = INVENTOR. Para isso, é necessário que as pessoas queiram, de fato, participar como transformadoras de seu meio, discutindo sobre as maneiras que encontraram para resolver problemas. Ele nos levou à reflexões e nos propôs desafios já neste primeiro encontro para desenvolvermos durante a oficina.

Aos participantes, nos vemos neste sábado – 02 de Março – para nosso 2º módulo.

Até lá!

Confira outras fotos em nosso Picasa.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

 

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Projetos, Rotaract, Workshop e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s