8 de Março – Um dia especial só para as mulheres!


Negras, brancas ou amarelas. Católicas, judias ou mulçumanas. Jovens ou idosas. Não importa. O 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, simboliza o universo feminino no mundo. E já não se pode mais negar que as conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. As mulheres ao longo dos séculos marcaram, de maneira definitiva, os seus rumos para este século.

Era uma vez uma mulher… duas mulheres…. 129 mulheres em Nova Iorque em 1857 que lutaram por melhores condições de trabalho e por direitos políticos e sociais, ato que custou-lhes a própria vida. Quase 150 anos nos separam dsse fato histórico que marcou a participação das mulheres na transformação de sua condição de vida e de mudanças por uma sociedade mais justa. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”.

Sem título

Não há a menor dúvida de que o último século foi o de maior avanço das mulheres em toda a história da humanidade. Elas estão conquistando espaço no mundo inteiro, em praticamente todas as atividades. No Brasil, 20 milhões de mulheres entraram na população economicamente ativa em duas décadas. Todo esse avanço dá a impressão de que o futuro é cor-de-rosa!

E no Rotaract Club SP Aliança Lapa não é diferente: 50% do quadro associativo do clube é composto por mulheres e nossa presidenta Mariana Gioia faz sua homenagem:

??????????????????????

Ser mulher é muito mais do que cabelos cumpridos e voz fina. Ser mulher é carregar em suas veias a responsabilidade de cuidar de uma obra de arte que é o seu corpo; carregar no sangue a responsabilidade de cuidar de um livre e precioso espírito feminino; é carregar em seu interior uma caixinha com um diamante chamado coração.

A mulher dos dias atuais é uma Guerreira! Todos os dias mata um leão usando um salto alto para que o seu dia seja perfeito. Seja no seu trabalho, seja no seu lar, a mulher consegue, com apenas uma identidade, ser uma dona do lar, ser mãe, ser esposa, ser trabalhadora, ser aluna, ser amiga e muitas outras coisas, sem perder o brilho nos olhos e sorriso no rosto. Uma heroína a quem Deus entregou a este mundo para que nele pudesse espalhar o carinho, a compreensão, a alegria e simplesmente um amor que só elas têm. Parabéns mulheres, lindas rosas que iluminam um imenso e terno jardim!”.  Mariana Gioia

Além de serem responsáveis pela maternidade e pela ordem da casa, atualmente no Brasil, a maioria das famílias são chefiadas por mulheres, que lutam diariamente, dentro e fora de casa. A sociedade, o Governo, as instituições, ONGs articulam-se para que as conquistas femininas não fiquem apenas no papel, mas que aconteçam de fato como mais uma forma de igualdade e respeito social.

E mais: estudiosos e consultores são praticamente unânimes em dizer que o mundo corporativo caminha para valores tidos como mais femininos: importância do relacionamento, trabalho em equipe, uso de motivação e persuasão em vez de ordem e controle, cooperação no lugar de competição. E toda essa teoria parece estar de acordo com as estatísticas sobre o avanço profissional das mulheres aqui e no mundo todo.

Hoje, a data é mais que um simples dia de comemoração ou de lembranças. É, na verdade um dia para pensar, repensar e organizar as mudanças em benefício da mulher e, conseqüentemente, de toda a sociedade. Os outros 364 dias do ano são, certamente, para realizá-las!

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Mariana Gioia, Membros e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para 8 de Março – Um dia especial só para as mulheres!

  1. Anabel disse:

    Hermosas Palabras Mariana!! Listo Post chicos!
    Parabens mulheres!!!🙂

    Anita – RTC Parque Chacabuco, Buenos Aires, Argentina (Distrito 4890)

  2. Celso Gioia disse:

    Queridas Mulheres! Não entrem em competição com os homens, pois, o modo como desfilam sua graça chama mais a atenção do que a brutalidade ou a força. Continuem a ocupar o espaço que lhes pertence com a feminilidade de sempre. Parabéns!

  3. Miriã Costa Ferreira disse:

    Mariana Gioia, linda dedicatória!! Parabens á todas as mulheres por serem guerreiras, idelializadoras e por tornar o mundo mais florido!!!

  4. Estimada Mariana Gioia
    Parabéns! Quando se celebra datas é bom apurar origens e apontar objetivos.
    Na véspera da data fiz precisamente isso, o que encontrei segue em separado.
    A espécie humana, soberba, se considera superior as demais criaturas vivas e com o direito de dispor dos recursos deste, por enquanto, único planeta de que dispomos.
    Espero que o gênero “fraco”, porém dominante escondido, faça a sua parte para um convívio mais harmonioso.
    Sugiro a leitura do artigo “Matriz, Mãe, Maternidade” http://migre.me/dBnYq

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s