RYLA Distrital 2013 capacitou mais de 80 jovens


A cada ano, milhares de jovens mundialmente participam dos seminários RYLA- Rotary Youth Leadership Award – “Prêmios Rotários de Liderança Juvenil”. Pessoas entre 14 e 30 anos de idade comparecem gratuitamente à seminário, acampamento ou workshop com o objetivo de debater liderança, cidadania e capacitar-se por meio de atividades práticas. Rotary Clubs e distritos selecionam os participantes e cuidam da programação.

Entre os dias 19 a 21 abril ocorreu o Ryla do Distrito 4610 no Del Verde Hotel em Itapecerica da Serra e contou com a participação de 87 jovens, dentre eles, as companheiras do Rotaract Club Aliança Lapa, Isabela Cochi e Maria Teresa Porto. Na ocasião, nosso companheiro Pedro Prochno realizou uma palestra sobre Comunicação de Liderança e o presidente eleito para Gestão 2013-14, José Lira, também marcou presença. O Prof. Fernando Grisi palestrou sobre Empreendedorismo e diz ter gostado muito do evento e que os participantes estavam bem motivados.

28055_445846322165664_805147204_n

É  uma oportunidade de jovens desenvolverem suas habilidades e de explorarem tópicos de interesse para sua faixa etária. Aos rotarianos, o RYLA dá a chance de ajudar a formar líderes e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e de amenizar os efeitos negativos do abismo entre gerações.

Teresa e IsabelaAs companheiras Maria Teresa e Isabela compartilham essa experiência:

“Foi um final de semana incrível e maravilhoso!

Uma bagagem de conhecimento, palestras de liderança, educação financeira, empreendedorismo, comunicação (com o Pedro)… uma viagem no autoconhecimento, sonhos e objetivos, inclusive um mini curso de coaching.

Queria contar para o mundo dessa experiência e ao mesmo tempo queria que todos os jovens pudessem ter a oportunidade que eu tive. Um final de semana de reflexão e prática do que aprendemos.

No começo ninguém conhecia ninguém, você divide quarto com pessoas que você nunca viu na vida, e a vida é assim: Deus coloca as pessoas nas nossas vidas e não sabemos o porque, criamos preconceitos e barreiras com nós mesmos. Depois na dinâmica percebi meus pontos fortes e fracos (uma auto análise), ficamos preocupados em conhecer o outro, mas não nos conhecemos.

O trabalhar em equipe, que cada um tem o seu tempo, concentração, incentivo, apoio, ajuda, no qual aprendi que podemos errar e recomeçar. O medo e a ansiedade de não saber o que vai acontecer e no final dá tudo certo, enfim, a união e como tudo acabou aproximando todos os rylenses, cada um com sua forma de ser, sua beleza, e com um mega sorriso no rosto, de orelha a orelha, porque a experiência valeu a pena, não tem explicação.

Queria contar tudo, cada detalhe, cada ensinamento simples que associei ao meu dia a dia, de como esse final de semana mudou a minha vida, de tudo o que eu passei a enxergar, de tudo o que eu aprendi realmente. Espero que as ideias, o aprendizado continuem vivamente em mim e que possa despertar a vontade em vocês 😀

Por que quem quer ser líder diga: EUUUU!!!

Um grande beijo” – Maria Teresa Porto

DSC00106

297989_442159019210820_1891613602_n

Acho que o Ryla é uma experiência que todos DEVEM ter.

Foi inexplicável a energia e a sintonia desse grupo que eu participei. Fiquei no mesmo quarto com duas pessoas que nunca tinha visto na vida, inclusive uma era intercambista da África do Sul, então a troca de experiência foi ABSURDAMENTE GRANDE. Todas as propostas foram aceitas, todos participaram com um entusiasmo sensacional.

Foi um final de semana que eu estava ali sozinha e tinha que me virar pra entrar no ritmo e aproveitar o máximo que eu podia. Ali eu descobri muitas coisas que eu tenho medo e outras que eu podia fazer e que eu nem sabia.

As palestras foram muito boas, minhas prediletas foram a do Grisi, a do Pedro e a última que fez todo mundo chorar, até um menino sentou do meu lado chorando, eu estava chorando também, todo mundo muito emocionado, foi uma palestra que entrou na nossa alma. Parece meio exagerado, mas essa sensação de emoção, entrega, superação, auto-conhecimento, renovação, somente para quem passa pela experiência.

Tive um pequeno acidente em umas das dinâmicas, a equipe foi maravilhosa, a Doutora Ligia cuidou de mim como um anjo, todos ficavam sempre cuidando e me ajudando. Quem tiver a chance de ir vá, é maravilhoso!”Isabela Cochi

378294_442159802544075_1176944402_n

Co_pia de IMG_3285

Além de se divertirem, os participantes se reúnem para melhorarem suas habilidades de liderança e fazerem contatos a fim de tornarem suas atividades do RYLA ainda melhores.

O treinamento intensivo em liderança para jovens faz com que eles se tornem futuros líderes comunitários. O programa permite que jovens debatam problemas nas áreas de relações humanas e responsabilidade profissional e social, ao mesmo tempo em que fazem novas amizades.

“A melhor de todas as coisas é aprender. O dinheiro pode ser perdido ou roubado, a saúde e a força podem falhar, mas o que você dedicou à sua mente é seu para sempre.” Louis L. Amour

Confira outras fotos em nosso álbum do Picasa.

Foi gravado um Harlem Shake no RYLA 2013! Veja o que deu clicando aqui.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Alto da Lapa, Isabela Cochi, Lapa, Lapa, Palestra, Pedro Prochno, Projetos, Rotaract, Rotary, Teresa Porto e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

