Washington Verde e Amarelo: Aliança Lapa marca presença no Ryla Internacional


O RYLA North America Conference 2013 foi realizado nos dias 02 a 07 de julho em Washington – DC, EUA. E para isso, o Aliança Lapa, pela primeira vez, foi até a terra do Tio Sam representar o Brasil e o Distrito 4610!

Participaram deste Ryla o presidente José Jaconias e as companheiras Isabela Cochi e Gabriela Sayão, a qual nos contará a seguir como foi essa inesquecível experiência:

“O RYLA North America é diferente, pois neste RYLA tivemos a oportunidade de conhecer outros Rotaract Clubs do MUNDO e trocar experiências. Nós tivemos contato com clubes dos EUA, Egito, Venezuela, Colômbia, Canadá,  República Dominicana, Sri Lanka, França, Itália entre muitos outros países.

Quando eu fiz a minha inscrição no começo de março, eu contava os dias para chegarem as minhas férias e então poder entrar no avião e viajar 7.000 km para trocar experiências e conhecer pessoas de outras culturas. Nós do clube, chegamos um dia antes de começar o RYLA, para podermos aproveitar mais, não só da conferência como da cidade capital do país mais influente no mundo. Pois bem… 

Em nosso primeiro dia, visitamos a União Européia, tivemos um jantar de confraternização em um restaurante próximo aos dormitórios, e é lógico, como nem tudo é só trabalho, uma festinha não oficial à noite para nos conhecermos melhor. 

No dia seguinte (02/07/13), começou, oficialmente o RYLA NA, apesar de não termos tido nenhuma atividade durante o dia, afinal, a maioria estava chegando e fazendo o seu check in e sendo designado a um grupo. Porém, no fim do dia tivemos um evento muito interessante e diferente. Nós fomos a um “Black and White Party” na Embaixada da Jordânia, onde pudemos conhecer o embaixador da Jordânia e conhecer mais sobre o país deles, ao final tivemos um jantar com comida típica da Jordânia, que é muito boa e vale a pena experimentar. 

SAM_3080

Já no dia 03, os trabalhos começaram! Logo de manhã, fomos para o auditório do prédio de Relações Internacionais da George Washington University e tivemos as nossas primeiras palestras. Nesse dia tivemos palestras sobre Objetivos e sobre o RYLA no Distrito 7620, e não é muito diferente do nosso. Finalizada as palestras, os grupos que tinham sido separados anteriormente se reuniram e nós fizemos alguns exercícios de objetivos e decisões. Depois, começaram as apresentações dos Rotaract Clubs presentes.

Cada clube levou uma mostrou os projetos que faz, como faz e quando faz. Após, tivemos a presença da embaixadora da Costa Rica, nos falando das relações que o país dela tem com o EUA e mais sobre a cultura de seu país. Ao fim do dia, voltamos ao nosso dormitório e nos arrumamos para um jantar típico da Costa Rica no próprio prédio dos dormitórios, já que a nossa visita à embaixada havia sido cancelada devido ao mau tempo.

No dia 04, foi quando todos nós viramos americanos por um dia, e aproveitamos o dia da Independência. Nós visitamos o Capitólio, a biblioteca do Congresso (que é um paraíso literário!) e a Suprema Corte. Esse dia era livre, então cada podia fazer o que quisesse, e por isso não passamos o4 de julho juntos.

Nesse dia eu acabei de separando dos companheiros José e Isabela, devido a um desencontro na hora do almoço. Por isso não vimos os fogos do mesmo lugar. Eu, por exemplo, fui ao jardim do Capitólio, assisti aos shows, como o Neil Diamond cantando “Sweet Caroline”, e ao magnífico espetáculo dos fogos. É magnífico, pois nunca havia visto nada igual na minha vida! Eles escreveram USA com fogos, fogos brancos que de dentro saiam estrelas azuis…Simplesmente IN-CRÍ-VEL!

SAM_2875

E como as festivas não paravam… A noite continuou com festas nos quartos dos nossos vizinhos colombianos! Sim! Festas não oficiais TODA NOITE, quem tinha “pique” ia, quem não tinha, dormia… Eu achava que brasileiro gostava de uma festa, mas depois de conhecer nossos vizinhos colombianos e venezuelanos, já não acho mais nada, rsrs 

Na sexta, dia 05, todos muito cansados de comemorar a independência….MENTIRA! Nesse dia tivemos mais apresentações de clubes, a presença da embaixadora da Estônia, que se desculpou por não poder nos receber em sua embaixada, devido a falta de espaço, tivemos também desfiles, onde as pessoas vestiram roupas típicas de seu país e desfilaram. Fizemos também o Low Ropes foram “desafios” que os grupos tinham que fazer e terminar antes que o outro. O maior detalhe foi que todos eram trabalho em grupo, ou seja, todos participavam e eram importantes para a sua execução.

Depois de tudo isso, voltamos para os dormitórios para nos arrumarmos e irmos para um jantar na Embaixada do Paquistão, onde novamente, conhecemos mais sobre a cultura, o povo e os costumes do país e sem falar da comida! Quem não é fã de pimenta talvez não vá conseguir comer, assim como eu que, apesar de querer muito comer, não consegui devido ao tempero. Tinha grão de bico, legumes cozidos, arroz com frango, coisas deliciosas, mas extremamente apimentadas para o meu paladar.

Novamente, voltando aos dormitórios, como era sexta feira, dia de balada, os maiores de 21 anos seguiram para uma festa na piscina em uma balada. E alguns menores de 21 e maiores 18, seguiram para uma balada na qual era permitida a sua entrada.

IMG_1534Eu queria muito ter ido na festa da piscina, mas eu não podia. E, para não “ficar em casa numa sexta a noite” eu fui para outra festa com um grupo de pessoas muito animadas! E como balada nos EUA é diferente do Brasil e acaba às 2h, chegamos nos dormitórios, e advinha quem tava dando festinha no quarto? Os nossos vizinhos! Hahahahahaha… Eles não paravam! 

Então, chega o sábado, o nosso penúltimo dia na George Washington University. Nesse dia, não tivemos palestras, e sim workshops. Foram vários workshops, em várias salas e você podia escolher o que queria. Tinham workshops em inglês, francês e espanhol. Após os workshops, nós tivemos a “Hora Internacional” momento em que todos levaram pins, comidas, bandeiras, apresentações de seu país e expuseram. Logo após nós tivemos um dos momentos mais engraçados do RYLA, o show de talentos. E lá, rolou de tudo! Desde danças a representações e peças de teatro com meninos vestidos de meninas. Foi um momento para descontrair! Ao fim, todos nos reunimos para tirar a foto oficial.

Depois da foto oficial, todos foram para os dormitórios se ajeitar, ficarem lindos, pois tivemos um baile com o tema “Monte Carlo Night”! Estávamos lindos! Deu até orgulho de ver todo mundo usando roupa social! Eu adorei! Essa noite foi especial. Tivemos concurso de Miss RYLA e Mister RYLA, muita dança, risadas. E um pouco de tristeza ao final, já que tínhamos percebido que aquela era a nossa última noite em Washington.

Fizemos muitas amizades, com pessoas de lugares que nunca imaginei que teria amigos. Todos que conheci eram simpáticos, com vontade de trabalhar, aprender e que querem bem de todos. Espero poder fazer projetos internacionais com eles e eu posso dizer que eu aprendi muito com o que eles nos passaram e percebi que independente de onde moramos, de onde nascemos, somos iguais, temos a mesma vontade de trabalhar, o mesmo espírito Rotaractiano, e às vezes os mesmos problemas de nosso clube, eu percebi em outros. Porém o que eu fiquei triste em ver, foi que muitos Rotaracts não tem uma relação boa com o seu Rotary Padrinho, e isso, as vezes acaba enfraquecendo um clube.

Ano que vem tem mais um RYLA North America, do dia 02/08/14 à 06/08/14, em Washington, DC!

Vamos levar o distrito em peso e fazer bonito lá fora!” Gabriela Sayão

 

DIVULGAÇÃO NO ROTARY PADRINHO

Antes de embarcar o presidente José compareceu à reunião do Rotary Club SP Alto da Lapa no dia 19 de junho para divulgar a ida do clube à Washington e recebeu a flâmula de nosso clube padrinho para levar ao Ryla Internacional.

jose na reuniao do alto da lapa RYLA

No dia 17 de Julho o presidente compareceu novamente ao RC Alto da Lapa e contou aos participantes da reunião a sua experiência de estar em Washington- EUA,  no projeto Ryla Internacional e apresentou a visão que os estrangeiros tem do Brasil como um país em crescimento.

José no RC Alto da Lapa2

Para os três companheiros foi uma experiência rotária única e marcante de intercâmbio cultural e aprendizado de ricos conteúdos. A participação no Ryla Internacional foi, sem dúvida, um valioso acréscimo aos companheiros não só ao conhecimento profissional, mas antes de tudo conhecimento para a vida. Ver de perto o funcionamento de clubes de outros países mostra que apesar da distância, muitos clubes compartilham das mesmas dificuldades, além da oportunidade ímpar para a troca de ideias e vivências.

Uma experiência indicada a todos, esperamos que a participação de mais rotaractianos brasileiros cresça. O Aliança Lapa pretende marcar presença em 2014 novamente!

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Anúncios
Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Alto da Lapa, Isabela Cochi, Lapa, Projetos, Rotaract, Rotary e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Washington Verde e Amarelo: Aliança Lapa marca presença no Ryla Internacional

  1. Edson Cunha Borcato disse:

    Parabéns ao RCSP Aliança Lapa pelo exemplo de “trânsito rotário”,
    Nós, patronos de Rotaracts, Interacts e Rotakids, devemos divulgar com mais consistência, as atividades daqueles que naturalmente deverão tornar-se rotarianos.

    • Isabela Cochi disse:

      Obrigada Edson Cunha Borcato,
      Acho muito valida essa interação entre todos que vivem sob o mesmo lema, independente se estamos em Rotakids, Interact, Rotaract ou Rotary.
      Podemos vivenciar de fato o que traz o lema desta gestão, vivemos Rotary e isso ajudou a transformar um pouco mais as nossas vidas.

      Abraço

  2. Gabriela, Isabela e José Jaconias, parabéns pela viagem e obrigado por representar o Brasil no RYLA Internacional. Muito bom saber que foram bem recebidos e puderam se relacionar com jovens de todas as partes do mundo. Li a matéria de vocês como se estivesse lá também. Muuuito bom …

    • Isabela Cochi disse:

      Obrigada José Antônio Urea,
      Realmente foi muito bom estar no Ryla levando um pedacinho do Brasil conosco, e trazer um pouco de cada parte do mundo.
      Aprendemos e ensinamos também, foi um troca muito rica para todos.

      Abraço

      Isabela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s