Oratória: a arte de se comunicar e influenciar pessoas


“Suas palavras dão forma àquilo sobre o que você fala. Se você quer ter resultados positivos em sua vida no geral: Aprenda a falar POSITIVAMENTE”. Sanaya Roman

Concorde ou não, mas essa é uma grande verdade, se você quer ter resultados positivos na vida e no geral. A palavra exerce extraordinário poder. É o mecanismo básico que, agindo nos hemisférios cerebrais, ajusta o ser humano ao meio ambiente e à vivência social: condiciona, provoca reações, induz, seduz, motiva, sugestiona, integra, harmoniza, gera segurança e persuade as pessoas.

Você é capaz de ministrar uma palestra onde as pessoas assistem até o final e acima de 90% dos ouvintes o aplaudem com sucesso? Pois bem: Para dominar plateias é preciso conhecimento, preparo, motivação, segurança e falar bem.

Foi com essa perspectiva que o Distrito 4610, sob a coordenação do Rotaract Club SP Avenida Paulista, realizou o Curso de Oratória que aconteceu nos dias 11 e 12 de Janeiro no IPP – Instituto Profissionalizante Paulista localizado na Vila Firmiano Pinto, São Paulo- SP. Composta por uma turma de 20 pessoas esse treinamento profissional de DOIS DIAS incluiu apostila e atividades práticas.

foto-oratoria

O curso foi ministrado por Branca Barão, uma das juradas do Concurso Distrital de Oratória publicado aqui no blog (acesse aqui) e autora do best seller “8 ou 80 – Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você!“. É palestrante profissional, Master Trainner em programação neurolinguística, especialista em comportamento humano, comunicação, criatividade, inovação, novas estratégias de pensamento, engajamento e mudança. Possui ainda mais de 4 mil horas de experiência em apresentações, para mais de 40 mil pessoas, em 86 empresas Nacionais e Multinacionais diferentes.

Confira aqui o conteúdo programático desse curso que auxilia a nos tornarmos um líder diferenciado, o qual está disponível também no site da IDEPRO –  Instituto de Desenvolvimento Profissional.

O curso de oratória foi sensacional, foi um final de semana muito produtivo onde todos os participantes puderam aprender técnicas e comportamentos de como se expressar em público. A professora e palestrante Branca Barão é excelente e nos acrescentou muito como pessoas e como futuros oradores. Por fim, quero parabenizar a todos que organizaram e participaram desse encontro marcante e inesquecível. Um forte abraço. Thiago Venceslau, Presidente 2013-14.

Para ser um bom orador ou palestrante devemos estudar e treinar com vontade, disposição, determinação, humildade e fé. O professor Reinaldo Polito, relata em seu livro que: “A expressão corporal juntamente com a voz e a palavra, são fatores responsáveis pela mensagem”. Conforme um estudo realizado pelo Psicólogo Albert Mehrabian: “VOZ = 38%. PALAVRA = 7%. E EXPRESSÃO CORPORAL = 55%. Vemos assim que os movimentos do corpo, o jogo fisionômico, olhar, os gestos são fatores importantes no processo de comunicação.

O vice-presidente Henrique Luis relata sua experiência: “Foi além das expectativas. Não foi apenas um final de semana aprendendo a discursar e entreter, foi mais… Neste final de semana descobri não apenas novas técnicas e teorias sobre oratória. Aprendi também sobre a importância de termos consciência sobre o que fazemos e que esta é a arma essencial para catalizar qualquer mudança.

Neste final de semana passei a ter ainda mais orgulho de pertencer ao meu Distrito 4610 e admirar ainda mais as pessoas que fazem parte dele. Neste final de semana vi que o jurado mais severo de meus atos sou eu. Vi que ser confiante não obriga ninguém a ser arrogante. Vi que o silencio bem colocado pode dizer mais do que qualquer palavra e que um simples gesto inconsciente diz muito mais do que qualquer um de nós imaginou.

Neste final de semana vi que posso ser sempre melhor do que era antes, que nunca serei perfeito e apenas eu sou responsável por fazer dessa busca eterna o mais divertida e louca que eu puder. Obrigado Thiago, Branca, Du, Regis, Vits, Arthur, Erik, Gabriel, Cami, meu presidente Venceslau, Chris, Ju, Nana, Bruno, “Shirley” e Kelly por fazerem deste um final de semana inesquecível”.

b52

A companheira Mariana Gioia acrescenta: “Neste último final de semana não fui à um curso, fui à um encontro de amigos e de uma preletora incrível que se chama Branca Barão. As aulas foram muito mais do técnicas foram uma lição de humanidade. Conseguimos nos organizar num grupo muito eclético aonde todos saíram satisfeitos, porque a didática e maneira em que são passadas as informações são únicas! Vimos uma palestrante humilde para ensinar, sábia em suas colocações e terna em se aproximar de cada um. Todos procuraram se desenvolver em suas dificuldades. Descobrimos que as vezes o maior crítico está dentro de nós. 

Ficamos “internados” praticamente o final de semana inteiro, mas todos estavam participativos, interessados, sempre incentivando um ao outro, acompanhando o crescimento individual e coletivo. Ninguém ficou para trás! Isto é uma característica de líderes! Fizemos um grupo forte regido por uma maestra impecável! Uma oportunidade única. Entrei de uma forma e saí de outra.  

Quero agradecer a Branca Barão pela oportunidade maravilhosa que me deu, agradeço ao Duzão que foi detalhista na parte dos equipamentos e não deixou que nada faltasse. E quero agradecer ao Thiago Ferreira por apresentar esta preletora a todos nós que participamos deste curso! Queremos maaaaaaaaaaaais!”

Foi uma oportunidade única de se destacar muito seja na faculdade, seja no trabalho ou mesmo em um grupo de amigos, quem fala bem LIDERA!

Rotaract Club SP Aliança Lapa

 

 

 

 

 

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Henrique Luis, Mariana Gioia, Palestra, Rotaract, Thiago Venceslau e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Oratória: a arte de se comunicar e influenciar pessoas

  1. Caros rotaractianos: Se observarem bem a quase totalidade de nossas lideranças ” chegou l’á “raças a sua habilidade de comunicação oral somada a uma dose de atrevimento para tomar a palavra, fazer apartes e/ou interromper quem está falando. Já conheci grandes “tribunos”, o maior Carlos Lacerda* e entre nossos rotarianos o EGD Toro.. Espero que vocês “cheguem lá” sem o recurso da esperteza. Parabéns pela iniciativa. Abraços. Gunter – RCSP Memorial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s