40ª CONARC | A sensação do “ganhou mas não levou”


No final de semana de 23 a 26 de Janeiro os companheiros Joglas Souza, Mariana Gioia e Pedro Prochno participaram da 40ª Conferência Nacional de Rotaract (CONARC) realizada em Joinville (SC) conforme havíamos divulgado aqui no blog (veja aqui). O Distrito 4610 se juntou a outros 32 distritos do Brasil e 1 do Paraguai para essa Conferência. O tema do evento era “Os Rotaractianos do Brasil, o Brasil dos Rotaractianos. É hora de repensar Rotaract“.

Mais do que participar de um evento grandioso como este, onde mais de 400 rotaractianos do Brasil inteiro se juntaram para trocar experiências e debater os rumos da juventude, a participação do Aliança Lapa era especial pois dois projetos realizados ao longo dos últimos anos concorriam à premiação de melhores projetos do país.

apresentando_banners

Na categoria de Serviços Internacionais, o projeto “Desvendando Buenos Aires” era um dos grandes favoritos. Mais do que simplesmente conhecer um outro país, o Aliança Lapa fez uma imersão na cultura local, conhecendo também as dificuldades e formas de “ser Rotary” na Argentina. Na categoria de Serviços Profissionais, a “Oficina de Empreendedorismo com Fernando Grisi” também era uma das favoritas. Foi apresentado cada detalhe para os jurados com bastante profissionalismo.

No Concurso Nacional de Oratória o companheiro Arthur Rolim do Rotaract Club SP Nações Unidas nos brindou com um discurso ressaltando a importância que damos para o ego de estar em determinados cargos, norteado pelo tema “Por que repensar Rotaract?” levando o 8º lugar dentre 20 concorrentes.

20140124_112052

Na parte menos séria, o Thiago Ferreira (Rotaract Club SP Av. Paulista) e a Mariana Gioia se apresentaram como Mister e Miss 4610, fazendo com que o concurso tivesse, com certeza, muito mais classe e competitividade. No decorrer do evento tivemos também as homenagens por serviços prestados, nos quais o Pedro e a Mariana ganharam seus pins de reconhecimento de 5 anos como rotaractianos. 

A seguir, o depoimento da companheira Mariana:

Este ano estávamos em pequeno número, apenas 9 pessoas do Distrito 4610, mas fizemos um belo de um barulho na CONARC. Foi uma experiência deliciosa!

Além de ser homenageada por ter mais de 5 anos de Rotaract, pude ter a honra de participar do Concurso Nacional de Projetos, representando o meu clube e o meu distrito. 

Nana_e_Pedro_-_pin_5_anos

Lembro-me quando entrei no clube em 2008 e começamos a cadastrar os projetos para o concurso e até pouco tempo atrás parecia ser apenas um sonho ter um projeto na semifinal do Concurso Nacional de Projetos. Para minha surpresa, emplacamos dois projetos realizados na gestão 2012-13. Foi aí que resolvemos ir para ganhar! Éramos em poucos, mas a torcida era grande. Agradeço ao Joglas Souza, Pedro Prochno, Mariana Melges, Thiago Ferreira, Arthur Rolim, Kelly Reis, Reginaldo Nepumoceno e Daniel Arroyo por estarem do nosso lado todos esses dias. Todos, sem exceção, representaram o nosso Distrito com muito orgulho.

20140124_162808

Nossos banners foram um sucesso! Utilizamos um material reciclável de micro fibra, que também era muito fácil de manusear, guardar e carregar. Sem dúvida uma novidade para o concurso! A arte e informações apresentadas em nossos banners estavam auto-explicativas, mas ficamos ao lado deles para prestar todos os esclarecimentos possíveis às pessoas e aos jurados.

Muita gente nos parabenizava e tiravam fotos conosco. Sem dúvida deixamos nossa marca! Além do mais, para nosso clube isso foi uma vitória, porque em 7 anos nunca tínhamos emplacado nenhum projeto no concurso e agora estávamos apresentando 2 projetos para o Brasil todo. Tive orgulho de poder fazê-lo.

Nossas notas foram muito boas! No projeto da avenida de internacionais (Desvendando Buenos Aires), nossa pontuação nos colocou em 1º lugar na semifinal, e o projeto da avenida de profissionais (Oficina de Empreendedorismo), ficamos em 2º lugar da semifinal. Infelizmente tivemos um contratempo com a gráfica e nossos banners tinham 1,5 cm à menos do que deveriam ter e isso nos custou 20 pontos. Fomos desclassificados pelo banner.

20140124_162758

Confesso que fiquei decepcionada porque nossos projetos eram fortes e estavam entre os favoritos para ganhar e fomos desclassificados por um requisito formal e não da matéria apresentada. Contudo, sabemos que regras são regras e não podemos ir contra elas. Muitos clubes, com projetos excelentes, foram desclassificados também.

MAS NÓS NÃO VAMOS DESISTIR! Pelo contrário. Nosso objetivo agora é compartilhar com o Distrito os nossos aprendizados em escrever projetos e fazer banners (na medida certa) para mostrarmos para o Brasil quem nós somos. O Distrito FANTÁSTICO!”

Ao longo do evento os treinamentos foram divididos em três formatos:

– Mesas redondas com temas rotários: um para discutir sobre Desenvolvimento do Quadro Associativo e outro para falar sobre a relação Rotaract x Rotary.

– Eixos de Conhecimento: Foram delimitados 4 eixos de estudo, os quais tinham 3 palestras cada. Os temas se dividiam entre assuntos rotários, formação pessoal e profissional.

– Palestras magnas: Vale o  destaque para duas palestras que aconteceram, O Brasil dos Rotaractianos (JullyMar Roesler Santos) e a palestra do Steven Dubner sobre superação de deficientes através de esportes. 

Enfim, como na maioria dos eventos de Rotaract, saímos de lá com energias renovadas e vontade de mudar o mundo, o Brasil, nosso Distrito, nossos clubes, mas principalmente, vontade de mudar a nós mesmos e fazer realmente a diferença.

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Joglas Souza, Mariana Gioia, Palestra, Pedro Prochno, Projetos, Rotaract, Rotary e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 40ª CONARC | A sensação do “ganhou mas não levou”

  1. Amilton Medeiros Silva disse:

    Parabéns a todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s