Em mutirão, Aliança Lapa e São Camilo renovam pintura e ambientes do Instituto Rogacionista


40 litros de tinta, 14 horas e dois dias de trabalho. O resultado: o mais colorido e criativo possível!

Nos dias 22 e 23 de Fevereiro, o Rotaract Aliança Lapa realizou uma parceria com a Universidade São Camilo, através do nosso presidente Thiago Venceslau, para a restauração e pintura das paredes externas da biblioteca e sala de música do Instituto Rogacionista localizado no bairro da Água Branca, SP. 

O mutirão mobilizou 50 pessoas, sendo 35 alunos da Universidade São Camilo (unidades Pompéia e Ipiranga) dos cursos de Biologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Administração e Gastronomia. Coordenada pelo estudante de Biologia Amauri Barradas, a proposta era fazer um “Trote Solidário” com os calouros, cuja ação foi válida como horas complementares, onde todos que participaram receberam um certificado do Aliança Lapa.

20140222_120426

Contamos ainda com a visita da Representante Distrital de Rotaract Clubs do Distrito, 4610, Mariana Melges, com a participação do presidente do Rotary Club SP Lapa, Celso Gioia, quatro voluntários convidados, além dos companheiros do clube. Um dos convidados era Nilton Sayão, Engenheiro Civil e pai da nossa tesoureira Gabriela, o qual forneceu nos dois dias toda a orientação para a restauração das paredes e pintura com segurança. No primeiro dia fizemos o tratamento das paredes lixando e passando massa corrida e no segundo dia realizamos a pintura (foi solicitado que a cor do instituto fosse mantida).

Antes de começar o trabalho de restauração, a situação da edificação foi avaliada anteriormente conforme publicado aqui no blog (confira aquia partir de um levantamento técnico realizado na instituição. Durante dois meses foram detalhadas informações sobre o imóvel, como por exemplo o acabamento das fachadas. A primeira fase já havia sido cumprida durante a limpeza das paredes, pois as superfícies deveriam estar adequadamente preparadas, evitando assim o desgaste da pintura através do intemperismo do clima.

20140222_100150

20140222_110846

20140222_112756

A ideia inicial era apenas da pintura das paredes externas, contudo, graças a disponibilidade dos voluntários, solicitamos que a biblioteca e sala de música ficassem abertas para que pudéssemos organizá-las e deixá-las mais divertidas para as crianças. Realizamos a organização e limpeza dos ambientes e os alunos esbanjaram a criatividade utilizando objetos decorativos como um boneco de neve feito de materiais reciclados, adesivos de parede, pastilhas de vidro coladas uma a uma, papéis de parede, CD´s que viraram móbiles, disquetes que revestiram armários, enfim, coisas  que pudessem deixar o astral do ambiente mais agradável, confortável e divertido.

A intenção era de que o projeto fosse uma realização coletiva. Por meio das cores, quisemos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali convivem. Buscamos plantar a semente e mostrar o poder que as cores possuem.

20140222_095936

DSC02885

O Instituto Rogacionista foi a entidade escolhida para essa ação por ser fortemente reconhecida por sua organização social e por seu pioneirismo em projetos profissionalizantes. Fundado em 1969 pelo Padre Santo Aníbal Maria Di Francia com a finalidade de propiciar educação, assistência e ensino aos jovens pobres, esta unidade atende diariamente, de forma gratuita, 450 crianças e jovens, em dois turnos de quatro horas. Possui dois programas distintos: um voltado para crianças e adolescentes (de 6 a 14 anos) e o outro para jovens e adultos (15 a 29 anos).

O Instituto Rogacionista Santo Aníbal agradece com muito carinho e gratidão a colaboração que a equipe realizou nos nossos espaços. A restauração com a nova pintura das nossas salas ficaram lindas e maravilhosas,  dando incentivo e motivação às nossas crianças adolescentes , jovens e adultos que usufruem destes espaços. Hoje nos nossos dias necessitamos de pessoas proativas, motivadoras, inovadoras com visão de futuro e em prol do outro. Vejo a postura dos companheiros como multiplicadores de valores. Continuem nesta caminhada com o espírito de fraternidade, amor e carinho ao próximo. Só temos a agradecer e muito obrigado pela  disponibilidade e o  tempo que vocês disponibilizaram  aos nossos educandos, afirma Laerte Ferreira da Silva, Gerente.

A entidade desenvolve ainda atividades educativas, lúdicas, profissionalizantes, esportiva e alimentação. Tem como objetivo de oferecer proteção social, assegurar espaços para as relações que garantam a sociabilidade e convivência em grupo, ampliar o universo cultural, o aprimoramento da linguagem oral e escrita, promoção da consciência sócio-ambiental e o acesso à tecnologia.

Na ocasião, o Aliança Lapa realizou a entrega de uma mesa de centro ecológica e materiais escolares, ambos doados pelo Grupo Abril Comunicações por meio do programa institucional “Mãos à Obra”. A seguir, a relação dos materiais doados: 40 bolsas ecológicas de tecido, 300 canetas, 1 compasso, 19 cadernos, 1 prancheta, 9 pastas, 7 colas, 1 caixa grande de lápis de cor, 1 agenda, 2 caixas de guache, 5 réguas e 10 esquadros.

20140222_130743

20140222_102547

Uma das características do nosso projeto “Casa Pintada, Casa Feliz” é a realização de mutirões de pintura e  por sua vez a transformação de ambientes para a comunidade, mudando assim sua realidade. Foi um momento super bacana  em que voluntários arregaçaram as mangas e adotaram os pincéis e os rolos como ferramentas de trabalho. Durante a pausa para um lanche, o Padre Vicente nos contou um pouco da história do Rogacionista, das unidades que abrange, do ensino profissionalizante e sanou dúvidas.

Essa ação foi muito bem sucedida graças à cooperação dos companheiros de clube, dos alunos da São Camilo e dos voluntários convidados. Foi uma experiência incrível restaurar e colorir as paredes pensando no brilho do olhar das crianças. Esta sinergia com novos parceiros é importantíssima para nossas ações. Este mutirão é uma forma de contribuir para a melhoria das condições e fomento da educação e cultura do local, destaca Débora Svet, Diretora de Serviços à Comunidade. 

Agradecemos a todos os voluntários que lá estiveram com a “mão na tinta” e aos nossos Rotarys padrinhos, Lapa e Alto da Lapa pela doação dos materiais e equipamentos para o projeto. 

ANTES:DSCN4668

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

DEPOIS:

DSC02909

DSC02910

Doe seu tempo para uma causa nobre, seja voluntário e faça a diferença na vida de quem mais precisa. Um simples ato traz a transformação para um mundo melhor e uma sociedade mais justa, levando a dignidade ao próximo.  

Se você quer fazer parte desta onda de pintura, entre em contato aqui manifestando seu interesse e lhe comunicaremos sobre as próximas ações.

Para conferir mais fotos desse projeto acesse aqui.

Fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO!

Rotaract Club SP Aliança Lapa

Esse post foi publicado em Aliança Lapa, Débora Moraes, Ederson Svet, Joglas Souza, Lapa, Lapa, Mariana Gioia, Pedro Prochno, Projetos, Rotaract, Rotary, Thiago Venceslau e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Em mutirão, Aliança Lapa e São Camilo renovam pintura e ambientes do Instituto Rogacionista

  1. nivia disse:

    Vcs poderiam organizar e pintar os tuneis de passagem da Lapa embaixo da estaçao de trem. Aquele lugar poderia ficar bem mais agradavel para que precisa passar la todos os dia para trabalhar.

  2. Débora Svet disse:

    Olá Nivia,
    Verificaremos a possibilidade, agradecemos pela sua sugestão e visita aqui no blog!
    Forte abraço!

  3. Valquiria disse:

    Muito boa a matéria, gostei muito de participar desta ação!Parabéns a todos. Abç

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s