O Cantinho que Encontrei

O abrigo foi criado pela iniciativa da Maria Ângela Manzato Barbosa, que escolheu como ‘caminho de vida’ a abertura de uma casa que oferecesse suporte a crianças e adolescentes com dificuldades para viver uma vida digna.

A casa iniciou sem documentação, apenas com o respaldo de um Juiz, para evitar que as crianças fossem para FEBEM, para onde eram, usualmente, encaminhadas. No ano 2000, começou a existir com documentação. O abrigo foi, então, constituído juridicamente, como uma associação civil, ou seja, uma união de pessoas que se organizam para fins não econômicos.

Oficialmente, o abrigo foi inaugurado em 17 de setembro de 2005. A Associação está localizada na Rua Guaipá, 120 na Vila Leopoldina-SP, sendo o prédio alugado sem ajuda de custo do Governo.

O CANTINHO QUE ENCONTREI abriga 17 crianças entre 02 a 19 anos, que por algum problema, maus-tratos, abandono em família (denúncia) ou recolhidos na rua, hoje, são residentes do abrigo. Devido à falta de recursos financeiros e a estrutura da casa, a Associação não tem condições de abrigar crianças menores de 01 ano.

A instituição conta atualmente com 08 funcionárias que se revezam 24h para dar atenção aos 17 acolhidos, juntamente à Sra. Nádia (Aux. Coordenadora) e as demais educadoras. Além das funcionárias, esse trabalho é realizado em conjunto com as famílias que são estimuladas no envolvimento e participação nas atividades voluntárias, programas educacionais, doações, entre outros.

As crianças abrigadas em Associações passam por acompanhamentos médicos e psicológicos com ajuda da Assistência Social e tem seus direitos básicos e fundamentais consagrados por convenções e normas nacionais.

É compromisso da Instituição protegê-las por meio de ações terapêuticas, promovendo a sua inclusão social sensibilizando as pessoas a respeitarem seu direito de crescer em condições de liberdade e dignidade.

Quem visita a Associação Cantinho que Encontrei é tocado profundamente em sua sensibilidade e se contagia com a alegria das crianças, carisma, carinho e atenção, além de se contagiar com o entusiasmo que o trabalho oferece.

O Rotaract Aliança Lapa tem planos de projetos em duas frentes:

Entretenimento

  • Passeios recreativos e culturais
  • Atividades recreativas dentro do abrigo

Valorização do abrigo e de seus residentes, visando aumentar sua visibilidade e assim trazer a comunidade para dentro da realidade de seus moradores.

  • Divulgação do abrigo renovando o seu site e divulgando a instituição para a sociedade vizinha

Além disso, existem propostas de projetos da própria diretoria do abrigo e auxiliar as pessoas que desejam ajudar o abrigo da melhor maneira possível.

Existem diversas maneiras de ajudar o Cantinho. A primeira delas é ser um voluntário por meio do Rotaract Aliança Lapa. Você pode se cadastrar para ser um voluntário (aqui), ou se cadastrar para saber de nossas campanhas de arrecadação e necessidades de doações.

Caso você se interesse pela proposta de ajudar este local que já conquistou o coração de todos os que já pisaram lá, inscreva-se acima e assim que existir a possibilidade entraremos em contato.

Clique aqui para obter maiores informações do abrigo.

Venha fazer parte deste projeto junto com o Rotaract Aliança Lapa!

2 respostas para O Cantinho que Encontrei

  1. graziap24@pop.com.br disse:

    Oi fico feliz em saber que o abrigo tem essa parceria com vocês pois fiz parte desta casa.
    Quando estava abrigada dos meus 14 anos até os 18 anos e seis meses, que vocês continue com está dedicação e carinho!
    Sempre serei grata a todos, em especial (tia) Deise e a (tia) Vera como sempre eu a chamava carinhosamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s